Helder Barbalho anuncia construção da Usina da Paz em Marabá

Foto: Rodrigo Pinheiro

Nas comemorações dos 110 anos do município de Marabá, na região de integração do Carajás, o Governo do Estado assinou, na manhã da última quarta-feira (5), a ordem de serviço para dar início à construção da Usina da Paz, na região. Esta será a 11ª UsiPaz no Estado, um grande e moderno complexo comunitário que já se destaca no Brasil como modelo de política pública social e cidadania.

Estiveram presentes, o prefeito de Marabá, Tião Miranda, entre outras autoridades estaduais e municipais. Ainda durante o evento, foram entregues também benefícios como o CredCidadão, que é a concessão de linha de crédito para financiar microempreendedores individuais ou formais, e o programa Sua Casa, da Companhia de Habitação (Cohab).

“Marabá certamente está entre as cidades mais importantes do Brasil, estrategicamente é uma cidade pujante, com oportunidades de desenvolvimento, a partir da força de sua gente, a partir das vocações econômicas do município e hoje podendo, no aniversário da cidade, estamos iniciando a construção do maior programa de transformação social e de inclusão para promover a paz, a Usina da Paz de Marabá, é uma razão de profunda alegria”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O chefe do Executivo estadual acrescentou que a gestão, “reafirmar o compromisso de uma agenda de continuadas entregas que envolvem, desde a saúde, como estaremos entregando, neste semestre, o Centro Oncológico, para o tratamento contra o câncer, a ampliação do Hospital Regional, garantindo ainda este ano a entrega da Policlínica, para especialidades médicas, fazendo obras de infraestrutura, em parceria com a prefeitura, uma terceira ponte sobre o rio Itacaiúnas, que deve iniciar em maio, e tantas obras estratégicas que vão da educação, saúde, infraestrutura, à segurança pública, para a promoção de geração de emprego e renda para a comunidade”, enfatizou.

Redução da violência 

Ainda, segundo o governador, Marabá já esteve no ranking entre as dez cidades mais violentas do Brasil. “Nós tínhamos no nosso Estado, entre as dez cidades mais violentas do Brasil, o município de Marabá, Ananindeua, Belém e Altamira. Hoje, entre as cinquenta cidades mais violentas do Brasil, nenhuma é do Pará. Isso é fruto de um trabalho que teve a coragem de compreender que nós não fazemos segurança pública sem a polícia, mas não se faz segurança pública só com a polícia, se faz também com o Estado oferecendo serviço para mudar a realidade social da comunidade”, concluiu.

Oportunidades

Em breve, os moradores vão poder usufruir das instalações de dois prédios principais que irão ofertar diversos cursos, oficinas e atendimento público, teatro, complexo poliesportivo, quadra de areia, piscina semiolímpica, playground, área de viveiro, compostagem e horta, academia ao ar livre e estacionamento.

O morador César Augusto, 67 anos, é técnico em edificações e está ansioso para o funcionamento da UsiPaz. “A chegada desse projeto em Marabá é muito importante, principalmente para quem mora aqui perto do bairro, mais oportunidade para gerar emprego, quero participar das atividades com certeza”, afirmou.

“Marabá é o terceiro município do sudeste do Pará a receber uma usina da Paz e mais uma vez e temos orgulho de dizer que a parceria continua e nós, da Vale, deixaremos nossa contribuição construindo esta nova unidade. É importante destacar que não estamos apenas construindo o prédio, estamos ajudando a oferecer espaços para prestação de serviços públicos na região”, destaca a gerente de Relações Governamentais e Institucionais do Corredor Norte, Ana Carolina Alves.

Serão mais de 70 serviços intersetoriais das secretarias estaduais e órgãos parceiros, como atendimento médico, odontológico e psicológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. Todos os serviços são gratuitos.

A dona de casa Maria de Jesus, de 39 anos, tem duas filhas, de 5 e 4 anos, e ficou animada ao saber dos serviços ofertados pelo complexo. “Moro aqui perto, gostei bastante de saber do que vai funcionar. As pessoas aqui são muito dependentes e, tenho certeza, que o projeto vai ajudar as famílias carentes, resgatar pessoas que estão fazendo algo de errado, com depressão, então a usina será uma forma de ocupar a mente e se capacitar”, contou.

Já para a dona Raimunda Torres, de 60 anos, será uma ótima oportunidade para fazer atividade física. “Estou muito feliz, a gente precisava muito desses serviços, o bairro é carente, as pessoas precisam de mais oportunidades, quero participar das atividades, fazer hidroginástica e curso de culinária”, contou a dona de casa.

Parceria – As obras serão executadas pela empresa Vale, em um terreno com mais de 10 mil m2, doado pela prefeitura de Marabá, localizado na Avenida Sororó, número 1850 A, próximo a Avenida Paraíso, na divisa dos bairros Jardim União e Independência. Ainda neste mês de abril será iniciada as etapas de topografia e sondagem do terreno.

Atualmente estão em funcionamento 9 complexos no Estado, a UsiPaz Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua; a UsiPaz Cabanagem, em Belém; a UsiPaz Antônia Corrêa, no bairro Nova União, em Marituba; a UsiPaz Padre Bruno Sechi, instalada no bairro Benguí, também em Belém; as UsiPaz Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Estado; a UsiPaz Jurunas/Condor; a UsiPaz Terra Firme; e a mais recente a UsiPaz Guamá, também na capital do Estado. A décima UsiPaz será em Altamira, onde as obras estão na etapa inicial.

Saiba mais

As Usinas da Paz são grandes complexos comunitários, com área construída de aproximadamente 5000 m2, que contemplam prédios específicos para diversas atividades, como: teatro, quadra poliesportiva, dojo de artes marciais, um prédio de assistência, destinado à prestação de serviços do Estado à população (emissão de documentos, consultas médicas, etc..) e um prédio chamado Usina, destinado a atividades de qualificação profissional e educação.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta