Programa de capacitação da Komatsu forma nova turma em Parauapebas

A Komatsu, fabricante de equipamentos para os segmentos de mineração, construção e florestal, formou ontem a 9ª turma do Programa de Imersão Komatsu, em Parauapebas (PA). Foram 22 alunos, entre homens e mulheres, que participaram e chegaram ao término da capacitação, após uma seleção que envolveu mais de 1,6 mil inscrições para o período noturno.

“Estamos muito felizes por, mais uma vez, termos oferecido um programa de qualificação que contribui com o desenvolvimento socioeconômico do município. O conhecimento transforma vidas e garante melhor bem-estar para as famílias. Costumo dizer que o conhecimento manifestado no momento certo pode dar novos caminhos, novos horizontes. Faz bem a quem o recebe, mas também a todos que estão a sua volta.”, comemorou Hugo Fernandes, supervisor de Treinamentos Komatsu. “Foi com muito prazer e satisfação que contribuímos para a formação dessas pessoas”, completou Erick Ramon, coordenador pedagógico do SENAI Parauapebas, parceiro do programa no município e que sediou o evento.

KIP Comunidade 

O projeto, conhecido por KIP Comunidade, tem por objetivo fomentar a capacitação profissional de jovens de Parauapebas, no Pará, como mecânicos de manutenção de equipamento de mineração. Durante o programa, a Komatsu se dedica às informações sobre segurança na mineração e o SENAI ministra aulas teóricas sobre os fundamentos básicos de manutenção de equipamentos. Dentre as disciplinas estão Segurança Aplicada, Literatura Técnica, Inglês Técnico, Trem de Força, Hidráulica, Motor a Diesel, Eletricidade, Apresentação de equipamentos Komatsu, Manutenção Preventiva, Remoção e Instalação de Componentes. O conteúdo total da formação contou com 470 horas, distribuídas em seis meses de curso.

Para Francisco Felipe,22, natural do Piauí, reside em Parauapebas há 20 anos, o programa foi uma porta de entrada para a área da Mecânica. “Está sendo gratificante entrar para esse segmento, que é uma coisa nova para minha vida, e ter sido um dos selecionados me deu muita alegria. Pretendo continuar na área, pois me sinto preparado para o mercado de trabalho”, afirmou.

Tácila Yasmim Macena, 22, ex-aluna do curso técnico do IFPA, acredita que o KIP a tirou da zona de conforto. “Eu estava há muito tempo parada. Com esta qualificação, que me ajudou a definir que a mecânica é a área na qual quero atuar, vou em busca de mais conhecimento”, disse.

As nove turmas do KIP em Parauapebas já formaram, de 2018 a 2023, aproximadamente 180 alunos para a função de mecânico de manutenção de equipamento de mineração. Esse programa de capacitação é contínuo e outras turmas devem ser formadas ainda nesse primeiro semestre.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *