Canaã dos Carajás: Um Gigante nas Exportações no Pará e no Brasil

Dados são dos 4 primeiros meses de 2024
© Jorge Clésio

Canaã dos Carajás, está emergindo como um gigante nas exportações. Com um total de US$ 1.674,71 milhões em exportações nos primeiros quatros meses de 2024, o município ocupa o 1º lugar no ranking de exportações do estado do Pará e o 6º lugar no ranking de exportações do Brasil. Os dados foram consultados pelo Portal Canaã.

A economia de Canaã dos Carajás é fortemente impulsionada pela exportação de minérios. O minério de ferro e seus concentrados representam a maior parte das exportações do município, com 94%, seguido pelo minério de cobre, que representa 6,3% das exportações. O restante da fração advém do agronegócio.

Em ranking nacional, Canaã dos Carajás fica abaixo de Paranaguá/PR que apresentam 100 milhões a mais em exportações. Logo após Canaã, em 7º lugar, vem a vizinha minerária, Parauapebas com US$ 1,5 milhões em exportações nos quatro primeiros meses.

Em termos de parceiros comerciais, a China é o principal destino das exportações de Canaã dos Carajás, recebendo 63% das exportações. Outros parceiros comerciais importantes incluem a Malásia (11%), o Japão (4,4%) e a Alemanha (3,7%).

No que diz respeito às importações, os EUA são o principal parceiro, representando 88% das importações, seguido pela China com 3,9%.

Esses números destacam a importância de Canaã dos Carajás para a economia do estado do Pará e do Brasil como um todo. A cidade continua a desempenhar um papel crucial no setor de mineração e na economia de exportação do país.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News