Inscrições abertas para corrida na Floresta Nacional de Carajás

No dia 19 de maio, a Floresta Nacional de Carajás será o cenário para a corrida “Up Carajás – Onça Pintada”. O evento, organizado pela Ultra Carajás Esporte, está na sua 3ª edição e espera receber 400 atletas este ano. O percurso desafiador de 15km de subida de serra, vai oferecer aos participantes não apenas oportunidade de testar seus limites físicos, mas também de conexão com a natureza abundante da região. A largada será na portaria da Floresta Nacional de Carajás até o aeroporto de Carajás.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio Carajás), apoia e incentiva a ação, que tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para a importância da conservação da biodiversidade e do patrimônio natural. Para a organização, o evento representa a oportunidade única de unir esforços em prol da proteção do meio ambiente e celebrar a beleza e diversidade da fauna e flora locais.

A escolha do tema “Onça Pintada” para a corrida não é por acaso. Considerado um dos maiores felinos das Américas, a onça-pintada desempenha um papel fundamental nos ecossistemas onde vive. Como predador de topo de cadeia, ela regula as populações de suas presas, contribuindo para o equilíbrio ecológico. “Ao destacar a figura emblemática da onça-pintada, buscamos ressaltar a importância da preservação de espécies-chave para a manutenção dos ecossistemas saudáveis”, ressalta Vitor Garcia, Coordenador de Uso Público do NGI ICMBio Carajás.

Além do aspecto esportivo, a corrida também visa incentivar a sociedade a se apropriar do patrimônio natural e a assumir um papel ativo na sua conservação. Ao fechar a estrada de acesso para o evento, o ICMBio reforça o compromisso com a proteção do meio ambiente, garantindo que os participantes possam desfrutar da beleza da paisagem sem causar impactos negativos. Neste dia, o acesso à estrada será interrompido das 07h50 às 11h30.

Durante o percurso, os atletas poderão contar com 3 pontos de apoio para hidratação. Ao final, todos que participarem receberão medalha como reconhecimento pelo esforço e compromisso com a causa ambiental, além de troféu para os três primeiros colocados.

Mais do que uma simples corrida, o “Up Carajás – Onça Pintada” é uma oportunidade para unir esforços em prol da conservação ambiental, destacando o papel fundamental que cada indivíduo desempenha na proteção do meio ambiente e na promoção de um
futuro sustentável para as próximas gerações.

As inscrições estão abertas até o dia 10/05 e podem ser feitas no Instagram: @icmbio.carajas através do link da bio, ou acessando:
AQUI

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das Unidades de Conservação federais. Seu principal objetivo é promover a conservação da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e a valorização das populações tradicionais.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

3 thoughts on “Inscrições abertas para corrida na Floresta Nacional de Carajás

  1. Bom dia,
    Me chamo PAULEMI, sou de Ourém/PA, gostaria de dar a idéia para quem sabe no futuro Vcs organizem um evento para nós CICLISTAS 😄. Deve ser top escalar essas subidas de Byke.
    Um grande abraço,
    Sucesso aí ao evento.
    Paulemi ” O velho Pedalero”

  2. Gostaria muito de participar desse magnífico evento, sou atleta 🏃‍♀️ 🏃‍♂️ amador da terceira idade, já trabalhei junto ao Hospital Yutaka Kakeda na Serra dos Carajás.( lugar maravilhoso)já estive participando de corridas, no Maranhão, Brasília, Goiânia, Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *