Ontem(04), o Portal Canaã noticiou um fato inusitado que tem acontecido em Canaã dos Carajás. Em meio a pandemia, líderes religiosos denunciaram uma prática de ‘ocultismo’ em templos religiosos, onde estão pregando três cruzes (imagem abaixo) em várias igrejas evangélicas no município.
Porém, no decorrer desse tempo, mais informações chegaram à nossa redação, dando conta que cruzes também apareceram em demais locais, como estabelecimentos comerciais no centro da cidade. Com isso, o Portal Canaã obteve um vídeo que mostra um homem pregando cruzes em frente aos estabelecimentos.
Ainda não se sabe o que motiva as ações, e nem a identidades das pessoas que estão praticando tal ato, que tem afetado a comunidade evangélica, que é pioneira e reúne maioria de fiéis da cidade.

Segundo o pastor Lorival, que é presidente das igrejas do Evangelho Quadrangular em Canaã, está acontecendo uma revolta do meio evangélico, com a invasão de espaços cristão com mensagens que a religião não compartilha e diz ser prática do ocultismo, área que explora o sobrenatural.
“São quase todas as igrejas evangélicas. Só as igrejas que coordeno em Canaã são 17, em 14 delas apareceram esses símbolos. Isso é um crime, é uma afronta a nossa fé.”, disse o pastor
Ainda, segundo o pastor da Quadrangular, a colagem das cruzes seria uma invasão de privacidade e desrespeito a fé dos cristãos.
“Eles estão colando coisas que nós não compartilhamos e em um espaço que não pertence a eles. É invasão de privacidade.”, completou o pastor
Já para Fagner Silva, que é missionário e dirigente de uma igreja assembleiana, diz que quem comete tal ato não fica em pune diante da justiça divina.
“Quando você faz um ato desses, você não está só mexendo com a fé do cristão. Está mexendo com Deus. Eu nunca vi um pessoa, seja de qual for sua denominação, mexer com Deus e fica impune de sua justiça.”
Fagner clama para que todos os evangélicos se imponham diante dessa situação.
O vídeo abaixo foi gravado na segunda-feira(1), e ainda não se sabe a identidade da pessoa que aparece pregando as cruzes. Segundo a fonte, o ato aconteceu na madrugada, virando para terça. Houve uma tentativa de registro de boletim de ocorrência, porém o estabelecimento da polícia civil não tinha atendimento.
Segundo a fonte, que não autorizou identificação, o que vem sendo feito não é atitude de um ser humano e não é correto:
Eu só quero ajudar que encontrem ele, por que acho que isso não é correto, amedrontando a cidade e colocando medo nas pessoas. Eu acho que isso não é correto, não é atitude de um ser humano.
Na matéria de ontem, outro pastor relatou o acontecido em sua igreja:
“Foi por volta das 23h, quando meu filho viu um rapaz todo vestido de preto em frente a igreja, perguntou o que ele queria e ele simplesmente saiu. No momento, a noite, ele não se atentou sobre o que o rapaz poderia ter feito, no outro dia, de manhã, estava lá as cruzes.”
Pastor denuncia prática de “ocultismos” contra igrejas evangélicas de Canaã dos Carajás
As imagens abaixo mostra mais um flagrante de cruzes pregadas em frente às igrejas:

Em todo o território brasileiro, amparado pela constituição federal, no artigo: 5° VI, é estipulável ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.