Cerca de 10 mil pessoas marcaram presença na abertura do Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás

O aroma da culinária local, o ritmo envolvente do forró e a energia contagiante da multidão marcaram o início do 7º Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás, nesta quarta-feira (1). O evento, já tradicional no município, reuni 20 estabelecimentos, cada um oferecendo o melhor da gastronomia local. Cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes na noite de abertura do festival.

“Como uma paraense, estou me sentindo realizada. A estrutura, a qualidade, a quantidade de opções que nós temos aqui de culinária. O Festival está de parabéns, estarei aqui todos os dias.”, afirmou a assistente social, Márcia Guedes.

Para os entusiastas gastronômicos e amantes da cultura, o Festival não é apenas um evento, mas sim um momento aguardado durante todo o ano, como expressou a estudante de gastronomia, Tânia Pacheco. “É o terceiro ano que eu participo e todo ano consegue ser melhor do que o ano anterior. É um momento bem esperado do ano para mim, onde eu faço questão de estar aqui participando das aulas, compartilhando conhecimentos com os chefes, conhecendo os chefes que vêm de fora e fazendo um network maravilhoso.”, comentou.

O Festival Gastronômico desempenha um papel crucial no fortalecimento da economia local e no turismo. O baiano, Jailson Ramos, está pela primeira vez no Pará e teve a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do estado dentro do festival e ainda aproveitou para tomar o famoso Tacacá, prato típico da região norte feito com tucupi, jambu e camarão. “Que honra ser agraciado aqui com esse Festival Gastronômico. Então, eu vou embora amanhã e essa foi a oportunidade estar aqui experimentando o Tacacá pela primeira vez, e conhecer novos sabores e, principalmente, a oportunidade de conhecer mais a cultura do Pará. Já comprei lembrancinha aqui de Canaã para levar para a Bahia, estou muito feliz e realizado aqui com esse evento.”, expressou.

E no Cozinha Show, o Chef André Paganini do restaurante Chico Dedê de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi o primeiro convidado para a programação. O “Cozinha Show” traz profissionais de todo o Brasil para fazer a preparação de pratos regionais e variados com a presença do público. Durante o processo de elaboração das iguarias, o profissional ensina o passo-a-passo do cardápio. André trouxe para a primeira noite, pão de Queijo Mineiro recheado com Copa Lombo, acompanhado de Cebola Roxa Caramelizada e  Linguiça com Mandioca e Bolinho de Mandioca de Colher, acompanhados de Torresmo de Barriga e Pão de Queijo Frito.

Para participar do Cozinha Show, será necessário realizar o credenciamento na bancada em frente ao stand, que fica na área central do evento antes do palco. Serão disponibilizadas 50 vagas por aula.

Além das delícias culinárias, o palco principal do evento foi palco para apresentações musicais que animaram o público presente. Os shows de Cleiton Essencial e do cantor Zé Ottavio trouxeram o melhor do forró para a abertura do festival.

O 7º Festival Gastronômico de Canaã dos Carajás não para por aqui. A programação continua até domingo (5). O evento, que será realizado ao lado do Bosque Gonzaguinha, com entrada oficial pela Avenida Antônio Carola.

Confira a programação:

Dia 02 de maio (quinta-feira)
18h – Abertura da Praça de alimentação.
18h – Abertura da ala dos Brinquedos.
19h – Cozinha Show – Petisco de Parmegiana Defumada – Chef Betones – Restaurante Betones BBQ – Jundiaí / SP
20h – Cozinha Show – Batata Frita com Dry Rub à Base de Tomate em Pó e Pulled Pork – Chef Betones – Restaurante Betones BBQ – Jundiaí / SP
20h40 – Show Banda Donalica.
22h – Show Banda Pilantropia

Dia 03 de maio (sexta-feira)
18h – Abertura da Praça de alimentação.
18h – Abertura da ala dos Brinquedos.
19h – Cozinha Show – Crocchete di Patate (Croquete de Batata recheado com mozzarella), acompanhado de Molho Arrabiata. – Chef Ricardo Costa – The Premium Steaks – Belém – PA.
20h – Cozinha Show – Espetinho de Polpettine com Molho de Tomate Rústico e Farofa de Castanha do Pará.– Chef Ricardo Costa – The Premium Steaks – Belém – PA.
21h30– Show Mika Victoria.
23h – Show Tony Guerra e Forro Sacode.

Dia 04 de maio (sábado)
17h – Abertura da Praça de alimentação.
17h – Abertura da ala dos Brinquedos.
17h – Encontro de Veículos Antigos – Edição Festival Gastronômico.
19h – Cozinha Show – Acarajé Paraibano com Vatapá – Chef Cumpade João – Restaurante Casa de Cumpade – Campina Grande – PB.
20h – Cozinha Show – Escondidinho de Carne de Sol com Purê de Macaxeira – Chef Cumpade João – Restaurante Casa de Cumpade – Campina Grande – PB.
23h – Show Piromusical.
00h – Show Jefferson Moraes.

Dia 05 de maio (domingo)
16h – Abertura da Praça de alimentação.
16h – Abertura da ala dos Brinquedos.
16h – Encontro de Veículos Antigos – Edição Festival Gastronômico.
17h – Cozinha Show – Gnocchi de Mandioca ao Molho de Queijo do Reino – Chef Mayara Maynard – Cafeteria O Jasmim Secreto – Votuporanga-SP.
18h – Show Banda Demandados
20h – Cozinha Show – Arancini – Bolinhos de risoto recheados e fritos – Chef Mayara Maynard – Cafeteria O Jasmim Secreto – Votuporanga-SP.
20h40 – Anuncio do Ganhador do Festival.
22h – Show de encerramento

 

 Texto: Beatriz Gayoso

Fotos: Carol de Andrade e Diego Barbosa

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *