Conselho Regional de Farmácia envia nota-resposta ao Portal Canaã

Matéria veiculada no dia 23/04 divulgou gastos da entidade dentro do Estado do Pará. Segundo o CRF, a reportagem publicada teria sido infundada e caluniosa

O Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) solicitou ao Portal Canaã o direito de resposta a uma matéria publicada no dia 23/04. A reportagem divulgou, na ocasião, alguns gastos da entidade que foram considerados altos pelos donos de farmácia da região sudeste do Pará. O texto expôs, entre outros valores, o montante de R$ 800 mil gastos com “passagens, hotéis de luxo e diárias”, no ano de 2017. Além disso, a matéria também deu voz ao empresariado que afirmou partir do conselho a incitação na cobrança de altos salários por parte dos farmacêuticos.

Em nota-resposta à reportagem, o Conselho solicitou uma retratação do Portal Canaã, visto que considera o texto difamatório, infundado e, portanto, calunioso. Segundo a nota, a reportagem denigre a honra e a imagem institucional do CRF/PA. O órgão entende que a reportagem foi parcial ao dar voz somente aos proprietários do estabelecimento de saúde, não permitindo vir a público a opinião da entidade e nem dos profissionais farmacêuticos, que são, na visão do CRF, os verdadeiros protagonistas da história.

Ainda em nota, o órgão fiscalizador afirma o seu posicionamento: “O Compromisso do CRF/PA é e sempre foi com a categoria farmacêutica e com a sociedade paraense, na função de fiscalizar e regulamentar a profissão no estado do Pará e levar até a população a integralidade da assistência farmacêutica (confiável e de qualidade) nos estabelecimentos de saúde – conforme determina a Lei 13.021/2014.”

O órgão também falou sobre o trabalho realizado no ano anterior em todo o estado do Pará: “A instituição fiscalizou 83% dos municípios do estado, promoveu mais de 40 cursos de capacitação e 20 Plantões da Diretoria, além de contar com ações sociais – a exemplo do Farmacêutico Pai D’Égua (dados do CRF/PA).”

Por fim, o Conselho pede a retratação, pois afirma que a reportagem cometeu um equívoco e não teve compromisso com a verdade.

O Portal Canaã reitera o seu compromisso com a veracidade dos fatos e com o bom jornalismo. Todos os dados expostos na matéria foram retirados do Portal da Transparência do CRF/PA. A reportagem deu voz aos proprietários de farmácia, que são responsáveis pelas afirmações a respeito do papel do Conselho na indução à cobrança de altos salários. A reportagem vem a público se desculpar por não ouvir o CRF/PA antes de publicar a matéria, mas dá fé que os dados publicados foram do  Portal da Transparência do CRF/PA.

O Portal Canaã sabe da importância da atuação do Conselho Regional de Farmácia no estado do Pará e reafirma a sua posição de total neutralidade na queda de braço entre o órgão e os empresários do sudeste do Pará.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *