Centro POP em Marabá disponibiliza acolhimento para pessoas em situação de rua

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Fotos: Arquivo/PMM

Neste mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) já registrou a passagem de seis pessoas pelo Centro  POP, espaço destinado ao acolhimento provisório de pessoas adultas entre 18 a 59 anos em situação de rua. O centro mantido pela Prefeitura de Marabá desde 2017,  atendeu mais de 340 pessoas no ano passado.

Maria Goreth Gomes Rodrigues, coordenadora do Acolhimento POP, explica que o espaço é destinado exclusivamente para pessoas que precisam de acolhimento provisório entre 15 a 45 dias ou em trânsito até 14 dias. “A nossa maior demanda é de população em trânsito. Pessoas que, às vezes, chegam na rodoviária, que não têm mais como seguir o seu destino, daí chegam até a gente. O serviço de abordagem social é o primeiro a ser chamado. Faz-se a escuta, a triagem, para saber para onde direcionar. É feito um relatório e, se for um caso de passagem, se tiver dentro do perfil, é concedida a passagem”, observa Goreth que enfatiza a parceria da gerência da rodoviária no alerta de situações como essa.

Outra situação comum são de pessoas oriundas dos hospitais da cidade, como o HMM. Segundo a coordenadora, apesar da demanda espontânea, onde as próprias pessoas procuram o POP, a maioria dos acolhidos é encontrada pelo serviço de abordagem da prefeitura. “Quando eles saem dos hospitais, requer mais uns dias de cuidados, daí vêm para cá, até estabelecer sua saúde para depois seguir viagem” ressalta a coordenadora.

  Em Marabá, Buritirama assina acordo para se tornar a primeira mina com energia 100% renovável do país

Atualmente, o centro de acolhimento POP tem vagas para 15 acolhimentos, sendo cinco para mulheres e 10 para homens. O lugar disponibiliza higienização, alimentação e, em muitos casos, os acolhidos são direcionados para cursos profissionalizantes e vagas de emprego ofertadas pelo Sistema Nacional de Empregos (Sine).

O Centro POP está localizado na Folha 29, na Nova Marabá.

Deixe uma resposta

Leia mais