Buritirama Mineração leva aulas de culinária a vilas de Marabá

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Imagem: Divulgação / Buritirama

A Buritirama Mineração desenvolveu em 2019, uma série de projetos sociais que beneficiaram a população das vilas do entorno de suas operações, em Marabá. Uma dessas iniciativas é o “Mãos na Massa”, que leva aulas de culinárias a moradores da comunidade. Gustavo Valadares Fonseca Drumond, Biólogo e colaborador da Buritirama, é o idealizador da ação que começou a tomar forma em uma das reuniões sobre os projetos sociais da empresa e já realizou as primeiras aulas nesse segundo semestre do ano.

A ideia, segundo Gustavo, é compartilhar com a comunidade seus conhecimentos em gastronomia, oferecendo, também, uma possibilidade de renda. “Além de biólogo, eu cursei gastronomia. Sou um apaixonado por cozinha. O projeto surgiu para aproveitar esse conhecimento e ajudar as comunidades a ter uma melhoria na renda, com receitas simples, fáceis de fazer em casa e que possam ser vendidas“, ele conta.

Em 2019, ocorreu o primeiro módulo do curso, com turmas aos sábados. As aulas foram realizadas em escolas parceiras, em quatro comunidades: a Vila União, Três Poderes, Capistrano de Abreu e Quatro Bocas. Nesse primeiro módulo, cerca de 80 pessoas assistiram às aulas divididas em uma parte teórica, com informações gerais sobre gastronomia, higiene alimentar, precificação, padronização, e exercícios práticos, nos quais os participantes aprendem receitas de bolo de pote, empadão na marmita e três sabores do chopp gourmet (também conhecido como geladinho, chupe-chupe e outros nomes).

  Pró-Saúde oferece oportunidades de emprego em Belém, Ananindeua, Altamira e Marabá

Programação 2020

Para o próximo ano, está programada, a partir de fevereiro, a realização do primeiro módulo do curso na Vila Santa Fé, além do segundo módulo em todas as cinco vilas participantes do projeto. Nessa segunda etapa, serão apresentadas, além das receitas de chopp gourmet, mini pizzas e uma coxinha sem massa. Os interessados devem procurar as escolas de cada vila para as informações sobre como participar.

Para que o projeto aconteça, a Buritirama está fornecendo todos os ingredientes e equipamentos necessários para as atividades como liquidificadores, batedeiras e fornos elétricos. Jorge Baptista, Diretor Administrativo e Recursos Humanos da Buritirama Mineração, afirma que “esse tipo de atividade é muito importante para gerar novas fontes de renda à comunidade. Por isso, a Buritirama tem orgulho de apoiar e incentivar entre seus colaboradores”. Gustavo, conclui dizendo: “é gratificante poder ensinar algo que sou apaixonado, que é a gastronomia”.

Sobre a Buritirama Mineração

Produtora de manganês de alta qualidade, a Buritirama tem sólida posição no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos em diversos segmentos como ferro-ligas, micronutrientes, ração animal e vegetal, baterias, entre outros.

 

Deixe uma resposta

Leia mais