Habeas corpus de Lula será julgado nesta quina-feira (22) pelo STF

A presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, marcou para a próxima quinta-feira (22) o julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra possível ordem de prisão proferida antes que tenha sido encerrado o processo penal.

O anúncio foi feito logo após a abertura da sessão plenária desta quarta-feira (21). De acordo com Cármen Lúcia, o julgamento foi marcado “pela urgência” do pedido de liberdade. Na próxima segunda-feira (26), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) irá julgar o pedido do embargo de declaração da defesa do ex-presidente Lulacontra sua condenação a 12 anos e 1 mês no caso do triplex da OAS.

Diante do anúncio feito pela presidenta da Corte, o ministro Marco Aurélio disse que não chamaria, como pretendia fazer ainda nesta quarta, uma questão de ordem para solicitar o julgamento das duas ações diretas de constitucionalidade (ADCs) que tratam sobre a possibilidade de pessoas condenadas em segunda instância pela Justiçacomeçarem a cumprir pena imediata em regime fechado.

“Fica o apelo que faço como relator para que liquidemos e afastemos esse impasse que só gera insegurança jurídica”, disse ele, referindo-se às decisões conflitantes de ministros da corte sobre o assunto e a necessidade de pautar o tema o mais breve possível. As duas ações, de autoria do ministro, foram liberadas para julgamento em dezembro, mas até hoje estão fora da pauta. Com informações da Agência PT.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta