Para reforçar os cuidados com a diminuição de casos de dengue no município, foi realizada uma coleta de pneus nesta sexta-feira (24), no estacionamento externo do Centro Administrativo de Canaã dos Carajás.
A ação, coordenada pela secretaria municipal de saúde e que contou com o apoio de outras secretarias, atingiu o número aproximado de 4.000 pneus, vindos de diversos estabelecimentos e lares da cidade.
A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Priscila Martins, alertou para a situação crítica de alguns bairros da cidade em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Na nossa cidade, existem áreas com um número elevado de pessoas doentes por doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya. É fundamental que a população redobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e garantir a saúde de todos.”, afirmou.
A Prefeitura deu início as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no inicio do mês de fevereiro, realizando um trabalho para orientar a população sobre a importância dos cuidados preventivos diante dos riscos das doenças, principalmente com os casos de dengue, muito comuns durante o período de chuvas.
O período conhecido com Inverno Amazônico, que chega em dezembro e vai até entorno de maio, registra os ciclos mais intensos de chuva nas cidades da região amazônica. Essa fase traz o momento propício para o aumento dos casos de proliferação de vírus.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Douglas Pacheco, destaca a importância de todos estarem envolvidos para combater a dengue. “O nosso objetivo é prevenir as doenças por meio do combate ao mosquito vetor Aedes aegypti. É nesta conjuntura que entram os profissionais da saúde, servidores públicos e população em geral. Por meio de ações de promoção e prevenção, iremos combater a dengue.”, enfatizou.
Confira algumas orientações para combater o mosquito Aedes aegypti:
– Certificar-se de que caixas d’água e outros reservatórios de água estejam devidamente tampados;
– Retirar folhas ou outro tipo de sujeira que possa gerar acúmulo de água nas calhas;
– Guardar pneus em locais cobertos;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Realizar limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos de água;
– Limpar e retirar o acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
– Lavar as bordas dos recipientes que acumulam água com sabão e escova/bucha;
– Para grandes depósitos de água e outros reservatórios de água para consumo humano, é necessária a presença de um agente de saúde para aplicação do larvicida;
– Utilizar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
– Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada ao consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de um agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
Texto: Beatriz Gayoso