A DeepWeb é um espaço virtual que sempre foi rodeado de mistérios e especulações, principalmente por conta de seu uso por criminosos, hackers e ativistas políticos. Apesar disso, ela também é utilizada para fins legítimos, como proteger a privacidade dos usuários e promover a liberdade de expressão, claro em raras vezes, na realidade atual.
A PL2630, também conhecida como Lei das Fake News e PL da Censura, foi aprovada pelo Senado Federal e agora aguarda a aprovação da Câmara dos Deputados, que deve acontecer hoje(02/05). Essa lei tem como objetivo combater a disseminação de notícias falsas, responsabilizar as plataformas e remunerar grande veículos de imprensa, pela utilização de seus conteúdos pelas plataformas de tecnologias.
No entanto, lei pode ter um efeito colateral negativo: aumentar a utilização da DeepWeb. Isso porque, para evitar a fiscalização e a punição por disseminação de conteúdos ilegais, muitos criminosos, jovens que vivem em realidade digital paralela e ativistas políticos podem migrar para a DeepWeb, onde supostamente sua ‘presença é irrastreável’.
Essa tendência já pode ser observada em países que possuem leis semelhantes à PL2630, como a Rússia e a China, onde a utilização da DeepWeb cresceu significativamente após a aprovação de leis que restringem a liberdade de expressão na internet.
Portanto, é possível que a aprovação da PL2630 possa levar a um aumento do uso da DeepWeb no Brasil, especialmente por indivíduos e grupos que desejam evitar a fiscalização e punição por seus atos. No entanto, é importante lembrar que a DeepWeb é um espaço virtual onde muitas atividades ilegais ocorrem e que seu uso deve ser realizado com cautela e responsabilidade – é aí onde estará a cilada. Jovens que de repente vão ter acesso a essa imensidão, se depararão com a infinidade de conteúdos impróprios que não são vistos na web comum.
Estima-se que a DeepWeb seja muito maior do que a chamada “Surface Web” (a parte da internet que pode ser acessada pelos mecanismos de busca), com um volume de dados que pode chegar a 96% do total de dados disponíveis na internet.
Embora muitos dos serviços e conteúdos disponíveis na DeepWeb sejam legítimos e úteis para uma variedade de propósitos, como proteger a privacidade dos usuários e promover a liberdade de expressão, também é verdade que a DeepWeb é amplamente utilizada por indivíduos e grupos que desejam realizar atividades ilegais, como tráfico de drogas, comércio de armas, pedofilia, contrabando, entre outros.