Tucumã: Construção do projeto da mineradora Ero Copper chega a 70% de conclusão

Células de flotação e fundação do espessador de rejeitos Foto: Ero Copper

A cidade de Tucumã, no coração do Pará, está prestes a dar as boas-vindas a um projeto que promete impulsionar sua economia e atrair atenção para a região. O Projeto Tucumã da Ero Copper alcançou um marco notável, com mais de 70% de conclusão física. Desde o início das obras em 2022, todas as atividades de engenharia, aquisição e construção do projeto mantiveram-se rigorosamente dentro do cronograma, visando a primeira produção de concentrado de cobre no segundo semestre de 2024. O total de despesas de capital diretas do projeto permanece em linha com a estimativa atual, aproximadamente US$ 305 milhões.

Neste momento, todas as obras de terraplenagem já foram concluídas, incluindo o reservatório de armazenamento de água, a drenagem do local e os estoques operacionais da mina.

Mais de 15.000 metros cúbicos de concreto foram derramados, o que representa mais de 65% de conclusão e abrange todos os principais requisitos de fundação do projeto. A pré-montagem e montagem de estruturas de aço estão ocorrendo antes do previsto, com cerca de 1.000 toneladas de aço já instaladas.

Peças importantes de equipamentos de processamento chegaram ao local com instalações concluídas ou em andamento, incluindo britador primário, moinho de bolas, britadores secundários e terciários, plataformas de peneira vibratória e células de flotação. A subestação principal foi instalada no local, a sala eletrônica primária foi comissionada e a construção da linha de energia, com cerca de 16 quilômetros, está monitorada antes do previsto; a ligação à rede elétrica nacional é esperada durante o quarto trimestre de 2023. As placas, tubulações e cabeamento elétrico também começaram antes do previsto.

Atualmente, aproximadamente 1.750 prestadores de serviços terceirizados e funcionários estão trabalhando no local. Até o momento, não houve acidentes com afastamento no projeto, com cerca de dois milhões de horas de trabalho concluídas desde 2022.

David Strang, CEO, comentou sobre o progresso: “Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar cada uma das cerca de 1.750 pessoas no local pelo notável progresso até o momento e, o mais importante, pela sua dedicação em alcançar quase dois milhões de horas de trabalho sem acidentes com afastamento. Com mais de 70% do trabalho físico concluído, peças críticas de infraestrutura instaladas ou em fase de conclusão e instalações de equipamentos principais progredindo de acordo com o planejado, estamos confiantes de que um importante ponto de inflexão para o projeto foi alcançado.”

Ele continuou: “À medida que continuamos a cumprir nossos marcos de construção, estamos voltando nossa atenção no local para a instalação de tubulação, elétrica e instrumentação – um momento emocionante para qualquer projeto. Estamos focados em executar a primeira fase do cronograma de comissionamento antes do final do ano para garantir um aumento bem-sucedido e o alcance da produção comercial no segundo semestre de 2024.”

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News