Projeto Bacaba não terá barragem e minério será transportado para o Projeto Sossego

O projeto deve extrair 12,5 milhões de toneladas de cobre
© Jorge Clésio

O Projeto Bacaba em Canaã dos Carajás, uma extensão do Projeto Sossego que está em operação desde 2004, está trazendo uma abordagem inovadora para a indústria de mineração. A nova cava de extração de minério não terá uma nova barragem de rejeitos, pois a ideia inicial é aproveitar toda a estrutura já existente no Projeto Sossego.

O minério extraído na mina será transportado por caminhões para a usina já existe, através de uma nova estrutura que será construída para este tráfego. Com isso, os rejeitos serão despejados na barragem que já existe e que tem o nível de emergência bem baixo.

As barragens, frequentemente usadas na mineração para armazenar resíduos e água, têm sido associadas a vários problemas ambientais e de segurança. Ao optar por não usar barragens, o Projeto Bacaba demonstra seu compromisso com a sustentabilidade ambiental e a segurança.

O Projeto Bacaba, que deve começar a operar a partir de 2027, tem uma vida útil estimada em 8 anos e planeja extrair 12,5 milhões de toneladas de cobre. Durante a implantação e no pico das obras, espera-se empregar pelo menos 1.000 trabalhadores locais.

A empresa também planeja investir 500 milhões de dólares em estradas, pontes e área de extração. O minério extraído na mina será transportado para o atual Sossego, através de uma nova estrutura que será construída para este tráfego constante de caminhões.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Projeto Bacaba não terá barragem e minério será transportado para o Projeto Sossego

Deixe uma resposta