Parceria entre Horizonte Minerals e FIEPA estimula empresas e fomenta o turismo em Conceição do Araguaia

Divulgação / Horizonte

A Horizonte se tornou uma das mantenedoras da REDES/FIEPA, que há mais de 20 anos atua como indutora de negócios entre projetos industriais do Pará e fornecedores paraenses. Entre os objetivos da parceria estão a realização do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais e o oferecimento de cursos de capacitação para o fortalecimento do turismo. A cooperação entre as instituições foi lançada no dia 08 de novembro, em Conceição do Araguaia, município onde a Horizonte está construindo o Projeto Araguaia, maior investimento greenfield em níquel no Brasil, que vai produzir ferroníquel para o mercado de aço inox.

Programa de Desenvolvimento de Fornecedores
O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é possibilitar conhecimentos e ferramentas de gestão para empreendedores locais, que proporcionem melhor desempenho em suas atividades produtivas, além de fomentar novas oportunidades de negócios. A parceria foca na sustentabilidade econômica, garantindo um relacionamento baseado em excelência e troca de experiências e conhecimentos entre empresas e fornecedores locais. Dessa forma, as empresas locais estarão mais preparadas para aproveitar as oportunidades proporcionadas pelo Projeto Araguaia e por outras iniciativas na região.

Como mantenedora da REDES/FIEPA, a Horizonte Minerals prevê a seleção de 90 empresas locais para as qualificações, que serão realizadas em conjunto com a Associação Comercial de Conceição do Araguaia. Os cursos voltados aos fornecedores serão ministrados em ciclos de quatro meses. Para as qualificações, estão programados cursos nos módulos de Plano de Negócios; Liderança Empreendedora; Desenvolvimento de Equipes; Finanças, Marketing e Vendas; Mais Digital e Assessoria, com aulas presenciais e on-line.

Segundo o gerente de Suprimentos da Horizonte Minerals, Pedro Nicolau, “o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais contribui para ampliar a qualidade dos serviços prestados por fornecedores onde o Projeto Araguaia está inserido e para qualificar a cadeia produtiva da indústria local”.

Além das capacitações e da assessoria de negócios, estão previstas atividades que incluem o mapeamento de demandas e divulgação sobre o processo de cadastramento, contratação e avaliação de fornecedores. A parceria deve promover ainda rodadas de negócios presenciais e on-line e ações para fortalecer associações e cooperativas da região do Projeto Araguaia.

Capacitação para Fortalecimento do Turismo

Somado ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, a parceria entre a Horizonte Minerals e a REDES/FIEPA vai ofertar cursos direcionados ao fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo em Conceição do Araguaia, com foco na qualificação da mão de obra local. Estão previstas dez capacitações presenciais e/ou on-line com cursos para camareiras; garçons; atendentes em agência de viagens e agente administrativo para rodoviária municipal; e agentes de Trânsito e Mobilidade Urbana.

“O desenvolvimento sustentável da comunidade local é parte integrante da nossa estratégia e compromisso. Queremos construir junto com a comunidade de Conceição do Araguaia um legado social e econômico para a região, a fim de impulsionar e desenvolver constantemente novas empresas e profissionais para fazerem parte do crescimento regional e do estado do Pará”, avalia o gerente de Relacionamento com Comunidades da Horizonte Minerals, André Vasconcelos.

Araguaia e sua capacidade de produção

Presente no Pará há mais de 10 anos, a Horizonte Minerals começou a construção do Projeto Araguaia no início de 2022 e a previsão é que as obras sejam concluídas em dois anos. Com vida útil da mina prevista para 28 anos, prorrogáveis, a planta produzirá até 14.500 t/ano de níquel em sua primeira etapa, com potencial de expansão para dobrar esse volume. O cronograma de construção segue avançado e dentro dos prazos estabelecidos. A previsão de início de operação é o primeiro trimestre de 2024.

No mês passado, o Projeto Araguaia Níquel foi aprovado como um Projeto de Minerais Estratégicos pelo Governo Federal brasileiro. Essa aprovação demonstra a ainda mais a importância global do níquel como um metal relevante, bem como a estratégia para o Brasil e garante que seja tratado com prioridade pelos vários órgãos governamentais envolvidos na construção e operação da mina, por meio do apoio de um comitê interministerial.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *