A mineradora Horizonte, que está desenvolvendo o projeto Araguaia confirmou nesta segunda-feira (21), o levantamento de US$ 25 milhões em financiamento para seu projeto de ferroníquel Araguaia, em Conceição do Araguaia (PA).
A Orion forneceu o pagamento inicial em dinheiro de US$ 25 milhões em troca de royalties de 2,25% sobre o Araguaia. Esse capital fornecerá financiamento para avançar os fluxos de obras de pré-construção para Araguaia.
O Araguaia é um projeto de mineração Nível 1 com um recurso escalável de alto teor, localizado ao sul do distrito mineiro de Carajás, no Estado do Pará, norte do Brasil. A área possui infraestrutura bem desenvolvida, incluindo estradas, ferrovias e energia hidrelétrica, como resultado da atividade de mineração em Carajás.
A vida inicial da mina de 28 anos, de acordo com o Estudo de Viabilidade, gera fluxos de caixa livres após impostos de US $ 1,6 bilhão retornando uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de mais de 20%, com um custo de capital inicial de US $ 443 milhões com recursos minerais suficientes para estender a vida útil da mina para além do período de 28 anos.