Diretor do Projeto Araguaia diz: “A expectativa é de que o Projeto Araguaia gere mais de 2.500 empregos”

Planejamento, investimentos e desenvolvimento à comunidade conceicionense também é a preocupação da Horizonte Minerals.
📸 Horizonte Minerals

O Portal Canaã realizou uma entrevista exclusiva com o Diretor do Projeto Araguaia, Leonardo Vianna, o qual esclareceu fatos relevantes sobre a atuação do trabalho de mineração na comunidade de Conceição do Araguaia, inclusive o planejamento e investimentos na formação e geração de empregos para jovens locais. Além disso, o diretor também pontuou assuntos sobre o funcionamento da mineradora considerando o impacto no meio ambiente e o desenvolvimento de produção de níquel a nível global.

Desenvolvimento do projeto

Leonardo Vianna salientou que toda instalação está sendo realizada com planejamento e muito cuidado para que a segurança e produtividade estejam garantidas.

“O Projeto Araguaia iniciou a fase de implantação em maio de 2022, tendo a construção avançado dentro do cronograma com, aproximadamente, 34% das obras concluídas até dezembro de 2022.  Até o final do ano passado, a terraplenagem estava praticamente concluída, assim como as fundações de concreto da área do forno. A drenagem, as vias de acesso, que estão sendo melhoradas para atingir o padrão exigido para operação, tanto na estação seca quanto na chuvosa. A energização da rede elétrica para o local está prevista para este mês, […] para garantir um ambiente de trabalho seguro, proporcionando altos níveis de produtividade ao longo da obra”.

Além disso, Leonardo comentou sobre os planos para a próxima etapa do projeto.

“As próximas etapas estão voltadas para a conclusão das fundações civis da usina, seguida da montagem eletromecânica, simultânea à construção da linha de transmissão entre o Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e a subestação do município de Xinguara (122 km) e o primeiro metal previsto para o primeiro trimestre de 2024.”

Desafio

Questionado sobre os desafios de implantação encontrados no Níquel Araguaia, Leonardo Vianna declarou que, além do problema em desenvolver uma logística necessária para a região amazônica, o aquecimento global é uma das principais dificuldades que a mineradora vem enfrentando, mas para tentar contribuir positivamente com as questões ambientais há o investimento em energia limpa e substituição de veículos movidos a combustíveis fósseis por eletricidade. De acordo com o diretor: “Essa transição traz a perspectiva de uma revolução econômica energética, impulsionando o aumento sustentado da demanda de níquel.”

Destino dos resíduos

Sobre a realização da destinação dos resíduos no momento de implantação do Araguaia, o diretor afirmou que há contrato direto com a Iraí Ambiental, a qual é responsável por coletar, separar e armazenar os resíduos de classe I, que são os que oferecem riscos. Ainda, há o gerenciamento de resíduos comuns, os de classe II, esses são feitos pela própria Horizonte Minerals.

📸 Horizonte Minerals

 

“Atualmente, a Horizonte Minerals possui contrato com uma gestora de resíduos, a empresa Iraí Ambiental, que coleta e armazena temporariamente os resíduos classe I (perigosos) e classe II (não perigosos) gerados pela HZM (escritório administrativo) e canteiros de obras das empreiteiras. Após atingir um determinado volume que justifique a sua eliminação, os resíduos são encaminhados para tratamento, reciclagem ou aterro licenciado, consoante o tipo de resíduo. Todo o destino só pode ser encaminhado para empresas devidamente licenciadas. A evidência são licenças ambientais válidas.”, disse Leonardo.

Moradores de Conceição do Araguaia

Leonardo Vianna esclareceu que a Horizonte Minerals está empenhada em participar ativamente da comunidade, e de trabalhar em parceria para trazer uma transformação positiva por meio de treinamento vocacional local, empregos e oportunidades de contratação.

📸 Horizonte Minerals

“Todos os projetos de nossa empresa são contemplados por práticas de engajamento com a comunidade local e programas de desenvolvimento socioeconômico de acordo com cada fase do Projeto.”.

O diretor explicou que as contribuições da empresa estão organizadas em três pilares, sendo:

  • Desenvolvimento econômico, em que oportunidades de emprego, desenvolvimento de fornecedores e treinamento de pessoas são aprimorados;
  • Desenvolvimento social, priorizando educação, saúde e atividades culturais;
  • Cuidado e respeito, com programas de saúde e educação ambiental, entre outros.

Geração de emprego e o Projeto Araguaia

O diretor afirmou que o Projeto Araguaia vem gerando oportunidades de formação e trabalho para a comunidade conceicionense, através de investimentos e parcerias com o SENAI.

“Criamos o Programa de Capacitação para o Engajamento Profissional, uma iniciativa em parceria com o SENAI, cujo investimento é de cerca de R$2 milhões. O objetivo é proporcionar capacitação qualificada para a mão de obra local adquirir conhecimento e habilidades profissionais para atuar na construção e obra do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e em outras indústrias.”, disse o diretor.

📸 Horizonte Minerals

Com o investimento na formação dos jovens locais, a Horizonte Minerals espera a geração de empregos.

“A expectativa é de que o Projeto Araguaia gere mais de 2.500 empregos durante sua construção e 500 empregos permanentes durante os 28 anos de vida da mina. Ao todo, 390 moradores locais serão capacitados em parceria com o SENAI. Os cursos que estão sendo ofertados gradativamente são de soldador de caldeirão, soldador de eletrodo revestido, soldador TIG, pedreiro de alvenaria, carpinteiro de obras, eletricista de manutenção industrial, mecânico industrial, operador de processo de mineração, operador de beneficiamento de minério, técnico eletromecânico e auxiliar administrativo”, disse Leonardo

A mineradora vem desenvolvendo meios para gerar oportunidades aos fornecedores locais, para isso, em 2022, firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio da iniciativa REDES, para executar o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF).

“A Horizonte Minerals prevê a seleção de 90 empresas locais para as qualificações, que serão realizadas em conjunto com a Associação Comercial de Conceição do Araguaia. Os cursos voltados aos fornecedores serão ministrados em ciclos de quatro meses. Para as qualificações, estão programados cursos nos módulos de Plano de Negócios; Liderança Empreendedora; Desenvolvimento de Equipes; Finanças, Marketing e Vendas; Mais Digital e Assessoria, com aulas presenciais e on-line.”, disse o diretor.

Leonardo Vianna também enfatizou o oferecimento de cursos de capacitação para o fortalecimento do turismo, dizendo:

“Somado ao Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, a parceria entre a Horizonte Minerals e a REDES/FIEPA vai ofertar cursos direcionados ao fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo em Conceição do Araguaia, com foco na qualificação da mão de obra local. Estão previstas dez capacitações presenciais e/ou on-line com cursos para camareiras; garçons; atendentes em agência de viagens e agente administrativo para rodoviária municipal; e agentes de Trânsito e Mobilidade Urbana.”

Projeto Níquel Vermelho em Canaã dos Carajás

O diretor da mineradora finalizou a entrevista esclarecendo o planejamento para pesquisa e implantação do Vermelho em Canaã dos Carajás, ressaltando:

“Trata-se de um marco fundamental para que a companhia se torne uma produtora de níquel relevante globalmente, com um perfil combinado de curto prazo de mais de 60 mil toneladas por ano, após o início da construção do Araguaia. O Projeto do Vermelho é um grande recurso de alto teor, longa vida útil da mina, escalável, projetado para ser um produtor de baixo custo de níquel e cobalto para o setor de baterias de carros elétricos. Ele está sendo projetado para produzir 25.000 toneladas de níquel e 1.250 toneladas de cobalto por ano ao longo de 38 anos de vida útil da mina.”

De acordo com Leonardo, o Projeto ainda está em fase de Estudo de Viabilidade, aguardando algumas assinaturas e trabalhos de teste pilotos de mineração, hidrogeologia, hidrologia, infraestrutura e pacotes logísticos.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta