Vereadores cobram mais políticas públicas de habitação em Canaã dos Carajás

Na sessão desta quarta-feira (17), a implantação concreta de políticas públicas na área de habitação foi um dos principais assuntos debatidos na Câmara de Canaã dos Carajás. Para os vereadores é preciso que o município planeje ações que possam atender efetivamente as famílias de baixa renda da cidade.

Em uma indicação o vereador Júnior Garra (PR), solicita ao Executivo municipal a criação de um programa de doação de lotes para pessoas que são comprovadamente de baixa renda e que já residem em Canaã há mais tempo. O vereador lembrou que com a expansão da atividade mineraria no município, houve um aumento nos valores dos alugueis e também dos imóveis, gerando com isso um grande passivo social. “Eu sei de casos que pessoas com a situação financeira equilibrada tiveram que entregar lotes que tinha comprado devido o aumentos nas parcelas.

Imagina para quem ganha salário mínimo adquirir um imóvel hoje em Canaã?”, questiona Garra. O vereador ressaltou que o prefeito pode enviar um projeto com esse perfil para Câmara apreciar e votar, porém só poderá ser iniciado em janeiro de 2017, uma vez que, por ser um ano eleitoral a legislação não permite que ações como essa tenha inicio neste período.

O presidente da Câmara, vereador Jean Carlos Ribeiro (PDT), disse que o município precisa começar agir agora na questão de moradia para famílias de baixa renda. Para ele episódios como a desocupação de uma área, que ocorreu no inicio deste mês e que deixou centenas de famílias sem onde morar, não podem se tornar rotineiros. Jean Ribeiro demonstrou muita preocupação com a questão de habitação em Canaã.
“Se não começarmos a olhar, agora, de forma diferenciada para este problema social, poderemos nos arrepender muito em um futuro bem próximo”, salientou.

A indicação sugerindo ao prefeito a criação de um programa habitacional para as pessoas de baixa renda de Canaã foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e foi encaminhada a Prefeitura.

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News