Instituto Cultural Vale celebra 22ª edição da Semana Nacional de Museus

Casa da Cultura de Canaã dos Carajás tem programação especial da exposição Exposição Fruturos- Tempos Amazônicos | Crédito: PH Fotografia

O Instituto Cultural Vale participa da 22ª Semana Nacional de Museus, mobilizada entre 13 e 19 de maio pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, com programação gratuita para todos os públicos. A partir do tema “Museus, Educação e Pesquisa”, proposto pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, os museus e centros culturais que integram o Instituto, localizados nos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo, vão oferecer oficinas, palestras, intervenções artísticas, contação de histórias, visitas, entre outras ações. O Instituto Cultural Vale também é parceiro e patrocinador de outras dezenas de instituições culturais que integram os 1.080 espaços que também participam desta 22ª Semana, como o MAR-Museu de Arte do Rio, o Museu da Língua Portuguesa, o Inhotim, entre outros.

“O Instituto Cultural Vale se une às instituições museológicas de todo o país, para oferecer atividades gratuitas que possibilitem ampliar oportunidades de aprendizagem aos diversos públicos. Museus, como espaços de educação, cumprem papel essencial na construção de cidadania – e, de uma forma muito especial, nesta 22ª Semana, conectada ao ODS 4, voltado à oferta de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade”, afirma Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

A programação tem o objetivo de provocar reflexões e diálogos sobre a atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa, e enfatizar sua importância como instituições que promovem a aprendizagem, a compreensão cultural e novas visões de mundo. “Buscamos, nos quatro espaços que integram o Instituto Cultural Vale, construir uma programação que exercitasse a observação, a imaginação, o registro e a partilha de ideias como formas de desenvolver novas reflexões, olhares e aprendizagens. Para essa 22ª Semana dos Museus, desenhamos percursos e atividades que permitem que os diversos públicos entrem em contato com tradições e inovações, e, a partir dessa pesquisa, criem novas memórias e experiências”, observa Luciana Gondim, diretora do Instituto Cultural Vale.

No Pará, a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás leva estudantes para visitar, na Casa localizada no Sudeste do estado, a exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, primeira itinerância da aclamada mostra do Museu do Amanhã, e percorrer o Bosque Gonzaguinha, despertando novas aprendizagens. “Integrar a programação da 22º Semana Nacional de Museus é muito significativo. Estamos contribuindo com a construção de novas relações com o território, em contato com a natureza, e para formação de públicos”, observa Mauro Coutinho, supervisor educativo da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás.

A programação acontece também em Minas Gerais, no Memorial Minas Gerais Vale e no Inhotim, com a realização de encontros formativos com profissionais como Leda Maria Martins poeta, ensaísta, dramaturga, professora e doutora em letras; Glòria Jové, professora e pedagoga espanhola, e doutora em ciências da educação; e Antônio Almeida, professor de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia na UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana. Para os capixabas, o convite é para percorrer acervos e bibliotecas de Vitória, no Espírito Santo, com a apresentação do Centro de Memória do Museu Vale e da história do museu, no Parque Botânico da Vale e um circuito pelo centro da cidade passando pelo Museu de Arte do Espírito Santo (MAES) e o SESC Glória. Já no Maranhão, os saberes transmitidos pela oralidade dão o tom da programação, com atividades que celebram a cultura popular dos terreiros. O Centro Cultural Vale Maranhão receberá Vovó Cicí de Oxala, griot e Egbomi no Terreiro Ilê Axé Opó Aganju, em Lauro de Freitas (BA) e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia, em reconhecimento à sua sabedoria e importância na manutenção de saberes sobre cultura afro-diaspórica.

Confira abaixo a programação do Instituto Cultural Vale na 22ª Semana Nacional de Museus em Canaã dos Carajás:

CASA DA CULTURA DE CANAÃ DOS CARAJÁS

Endereço: Rua Esmeralda, 141, Nova Canaã II – Canaã dos Carajás (PA)

Até 30 de junho – Exposição Fruturos- Tempos Amazônicos: Realizada pelo Museu do Amanhã e pelo IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, a mostra convida o público a experimentar a sensação de um mergulho em um lago amazônico, ressaltando a importância da diversidade de povos e abordando temas que tentam compreender e escutar quem vive na região e luta pela implementação de dinâmicas econômicas benéficas ao bioma tropical e a sua população.

Dia 17 às 8h e às 12h – Atividade educativa “Fruturos – Tempos Amazônicos: Educação para a natureza”: Na ação, alunos da Escola de Música e Dança da Casa da Cultura e de escolas da rede municipal de Canaã dos Carajás participarão de uma visita mediada à exposição Fruturos. O objetivo é conscientizar alunos e a população de forma geral acerca do respeito à natureza e da conservação dos biomas.

Para agenda completa do Ibram, acesse: aqui

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *