Projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” inicia seu terceiro ciclo formativo

Foto: Divulgação

Em seu terceiro ciclo formativo, o projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” será desenvolvido neste mês de maio, de 20 a 23, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) situado na Avenida Aureliano Chaves, s/n, na Vila de Serra Pelada, em Curionópolis.  Oferecida a um público diverso, a oficina de arte e azulejaria reúne membros da comunidade, com idades entre 8 e 108 anos, em uma experiência coletiva baseada na construção de painéis artísticos.

A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás integra o projeto e contribui com propostas que reforçam a ideia de que o Sudeste do Pará é um “lugar de memórias e pertencimento”. As atividades foram planejadas para que os alunos façam parte de um processo colaborativo onde tempo e espaço se encontram para lembrar, identificar, transformar, permanecer e expandir a memória e o futuro de Serra Pelada.

O projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” faz parte do conjunto de ações para a redução da pobreza na vila. A iniciativa contempla ciclos formativos de arte e educação com aproximadamente 120 membros da comunidade e duração de 7 meses. A valorização da paisagem, por meio do projeto, pode contribuir para iniciativas associadas a uma rota turística com base no patrimônio cultural local.

Serviço

O quê? Projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” inicia seu terceiro ciclo formativo

Quando? 20 a 23 de maio de 2024 – os horários devem ser consultados pelo telefone (21) 99435-6300

Onde? No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Avenida Aureliano Chaves, s/n, Telepará – Vila de Serra Pelada, Curionópolis/PA

Quem pode participar? Toda a comunidade de Serra Pelada, de 8 a 108 anos

Ficou com dúvida? Pode ligar para o número (21) 99435-6300

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

Criado e mantido pela Vale, o espaço integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contação de histórias, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música, dança e teatro, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, teatro, canto, violão, flauta doce, musicalização e percussão tradicional paraense.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos de 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Projeto “Arte, Memória e Futuro em Serra Pelada” inicia seu terceiro ciclo formativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *