Por falta de vacina, “Dia D” contra o Sarampo termina antes do previsto em Canaã dos Carajás

Foto/ Divivulgação

Com o início da campanha de vacinação contra o Sarampo e a facilidade do sistema drive Thru, adotado pela Secretaria de Saúde para atender a população no último sábado, 25, quando foi realizado o dia “D”, tudo o que a CLeudimar Farias queria era manter a caderneta de vacinação em dias. No entanto, era por volta das 15h e a agente administrativo, assim como outras centenas de pessoas não conseguiu se imunizar porque as doses de vacina já tinham esgotado. “Quando eu cheguei lá já tinha uma fila grande de pessoas que estava esperando mas não tinha mais vacina para ninguém.

Os funcionários da saúde já estavam indo embora e a gente ainda ficou um bom tempo por lá na fila achando que eles iriam voltar, mas ninguém voltou. Isso foi frustrante porque a gente só foi lá perder tempo mesmo”.

Quando Sanda Sherly chegou na Praça da Bíblia localizada no Bairro Novo Horizonte, local escolhido para a realização do dia “D”, encontrou apenas a estrutura montada.

“`As 16 h eu fui lá e não tinha mais ninguém a não ser um açougueiro lá da frente dando informações para o povo que ia chegando, porque não tinha ninguém da saúde lá para informar que tinham acabado as vacinas ou alguém do tipo”, desabafou.

Nas redes sociais, canaanenses criticaram a falta preparo da prefeitura municipal. “Fazem a propaganda toda para a população vacinar e quando chega lá não tem vacina o suficiente para a população”, disse uma internauta. “É um pouco complicado no dia “D” de vacinação não estarem preparados para vacinar a população”, disse outro.

Procurado, o departamento de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás informou que foram destinadas um total de 1.164 doses de vacina para a campanha e que de fato, as doses acabaram antes do previsto.

“Na semana passada o município recebeu cerca de 1.500 doses de vacina e de imediato foram encaminhadas para os postos de saúde. Nós separamos algumas doses para o dia “D”, mas essas doses não deram. Nós pegamos as vacinas que restaram de todos os postos de saúde e colocamos para serem aplicadas no dia “D”, onde nós fizemos um total de 1.164 aplicações lá na praça. Na verdade, mesmo com a divulgação, nós não esperávamos toda essa procura, em razão do nosso histórico de não participação da população nas nossas ultimas campanhas”, explicou Douglas Pacheco.

Um novo lote de vacina contra o Sarampo está previsto para chegar a Canaã até o dia 15 do próximo mês.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *