Mulheres empreendedoras inauguram ateliê de costura na Vila Bom Jesus em Canaã dos Carajás

Projeto vem de parceria entre a Associação de Moradores, Vale, Agência Canaã, Prefeitura e Senai
unnamed

A partir desta segunda-feira (9), mulheres da Vila Bom Jesus, zona rural do município de Canaã de Carajás, passam a comandar um ateliê de costura. Na cidade, três outros ateliês, um na zona urbana e outros na Vila Américo Santana e Vila Feitosa foram implantados recentemente tendo à frente, empreendedoras. Como resultados, por exemplo, na Vila Feitosa, aparecem a conquista de uma fonte de renda alternativa e o incentivo maior ao associativismo, com a adesão de novos membros à Associação de Moradores da comunidade em 2017. 

Na Vila Bom Jesus, o evento marcou a inauguração do ateliê Fio de Ouro da Vila Bom Jesus e contou com a presença do prefeito de Canaã, Jeová Andrade; do diretor do Sossego, unidade de mineração de cobre da Vale, Adler Silveira e da coordenadora da Agência Canaã, Graça Reis, além de outras personalidades. A organização do ateliê é uma contrapartida das mulheres do projeto Fio de Ouro, com apoio da Agência, Secretaria Municipal de Educação, Senai e empresa Geosol. A parceria da Vale promoveu a capacitação e a doação de 14 máquinas de costura

Segundo a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha, as capacitações e os ateliês atendem aos anseios das mulheres e promovem o empoderamento feminino. “Um dos nossos objetivos na atuação social é desenvolver ações, que promovam a geração de renda, contribuam para melhorar a qualidade de vida das famílias, e no caso das mulheres, além da renda, a elevação da autoestima com o trabalho é fundamental para novas conquistas”, diz Silvia.

“Esse ateliê representa o sonho de muitas mulheres, que agora podem dizer eu tenho um certificado de costureira profissional, e mais, representa que por meio da união, da parceria e do diálogo, nós podemos conseguir tudo”, diz Tatiane Sousa, uma das idealizadoras do projeto.

A costureira recém-formada, Rosana Sousa, mãe da jovem Tatiane Sousa, uma das idealizadoras do projeto, exibe orgulhosa a bolsa, que fez com banners descartados

O que é empoderamento?

Empoderamento significa que as pessoas – tanto mulheres quanto homens – podem assumir o controle das suas vidas: definir os seus objetivos, adquirir habilidades (ou ver as suas habilidades e conhecimentos reconhecidos). Além de aumentar a autoconfiança, resolver problemas e desenvolver a sua independência.

Deixe um comentário

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News