Maioria dos acidentes de trânsito de Canaã dos Carajás envolve motocicletas

Os acidentes envolvendo motos é a principal causa de ocorrências de trânsito no município de Canaã dos Carajás, ultrapassando os atropelamentos de pedestres. Atualmente, mais de metade das internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são de motociclistas, que respondem por três quartos das indenizações do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT)

Um levantamento da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes aponta que no mês de Julho, ocorreu uma média de 3 a 5 acidentes por semana no município de Canaã dos Carajás.

Segundo Franklin Rosevellt, Gestor de Coordenação e Fiscalização no Trânsito, durante todo o mês de julho, a Secretaria de Trânsito e Transporte do município registrou cerca de 20 acidentes, uma média de 3 a 5 ocorrências por semana. “Esse número é muito grande, levando em consideração o tamanho da cidade, as idades variam muito, mas entre os jovens principalmente, as ocorrências são bem maiores”, relatou o Gestor.

Ainda de acordo com o gestor, o número de acidentes registrados na cidade, pelo menos 90% envolvem motocicletas, e na maioria das vezes os condutores são homens e quase sempre, não estão usando o capacete. “As mulheres não estão livre dos acidentes, esse tipo de situação ocorre com qualquer um, mas o que ocorre é que os homens são mais favoráveis à circular sem capacete, ou utilizando ele de maneira inadequada, no cotovelo ou só até a metade da cabeça, o não respeito à sinalização também tem influenciado muito para os acidentes”, reforçou Franklin.

Segundo o DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, existe 6.980  motocicletas com placa de Canaã dos Carajás. Em Janeiro de 2016 o município detinha a quantidade de 14.617 veículos com placa do município, já em Junho de 2016, seis meses depois, o números subiu para 15.358 um aumento de 741 veículos, em percentual  aumentou  5%.

 Com o objetivo de reduzir o número de incidências, o SETTRAN, iniciou nesta primeira semana de agosto, uma série de blitz em pontos estratégicos da cidade, o intuito não é multar, e sim conscientizar os condutores a manter o trânsito mais seguro, a fim de evitar novas ocorrências, e, sobretudo, novas mortes. “Nós não queremos multar, queremos apenas conscientizar e orientar os condutores a andar sempre legalizados, utilizando sempre todos os equipamentos de segurança”, destacou Arlindo Araújo, assessor SETTRAN.

Redação do Portal Canaã

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *