É Fundado o Lions Clube de Canaã dos Carajás

Em cerimônia de gala realizada na noite do dia 19 de novembro de 2016, no plenário da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, foi fundado o Lions Clube da cidade, e imediata posse da diretoria para o ano leonístico que vai até junho de 2017. Na oportunidade estiveram representados os Lions Clubes Eldorado do Carajás, Marabá Itacaiúnas, Marabá Melvin Jones, Marabá Centro, Belém Batista Campos, Icoaraci e Itupiranga, todos no estado do Pará.

O governador do Distrito LA6 Waldemir de Sampaio, que estava presente na solenidade, veio de Belém exclusivamente para este evento, e na sua comitiva trouxe o atual tesoureiro e ex-governador do distrito LA6 Olavo Santana Martins, e o presidente de Região F, Ariovaldo Barros.

A solenidade foi presidida pela presidente do LC de Aldorado do Carajás, Jucélia Negreiros, já que foi este clube quem apadrinhou a fundação do LC Canaã dos Carajás.

O novo clube recebeu o nome de Lions Clube de Canaã dos Carajás Centenário, em homenagem aos 100 anos de fundação do Lions Clube Internacional, e sua diretoria é formada por: Jurandir José dos Santos (presidente); Rômulo Martins Azevedo (1º vice-presidente); Ozânia Domingues de Brito (2ª vice-presidente); Gilson Alves de Lima (secretário); Luciano Dutra Mezadri (tesoureiro); Wennerkeny Mendonça de Miranda (diretor social); Miliane de Souza Mendes Santos (diretora animadora); Sérgio Eduardo Queiroz (presidente da Comissão de Novos Associados); e, Geraldo César Lima Ferreira (coordenador de LCIF).

Autoridades municipais que compuseram a mesa diretiva da solenidade foram o vereador Junior Garra, que falou em nome da Casa de Leis, ressaltando a importância da fundação deste  clube de serviços na cidade; a presidente da OAB local, dra. Josemira Gadelha, em sua fala, lembrou as semelhanças entre a OAB e o Lions, já que segundo ela, as duas entidades buscam os direitos humanos. O prefeito Jeová Andrade, que fez questão de colocar a administração à disposição do Lions para ajudar no que for necessário. O Prefeito  enfatizou que a fundação do Lions em Canaã dos Carajás é um presente para a comunidade, já que todo o trabalho que o clube realiza no mundo inteiro é totalmente voltado para o serviço social e seus membros não recebem pagamento por isso,  são voluntários. «São pessoas abnegadas de nossa sociedade que abraçam a causa dos mais necessitados, e pessoas assim são os parceiros que o município precisa», conclui Jeová Andrade.

Autoridade maior do leonismo no Distrito LA6 (Pará, Piauí, Maranhão e Amapá), o governador Waldemir Sampaio deu posse aos novos leões e aproveitou para agradecer às autoridades do município pela boa vontade com que recebem a entidade. Segundo ele, «sábio é o prefeito que utiliza os trabalhos voluntários do Lions, porque é uma entidade que visa o bem-estar da coletividade, com campanhas voltadas para o atendimento das pessoas mais necessitadas». Waldemir Sampaio lembrou a caminhada Passos que Salvam, que os leões farão acontecer no próximo domingo, dia 27, juntamente com outros 500 municípios em todo Brasil, voltada para conscientização da necessidade de diagnóstico precoce do câncer infanto juvenil. Esta campanha é uma iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos.

Novos leões de Canaã dos Carajás Foto: Pedro Reis
Novos leões de Canaã dos Carajás Foto: Pedro Reis

O Lions de Canaã dos Carajás Centenário está vendendo os kits do Hospital do Câncer, contendo 1 camiseta, um boné e uma garrafa de água. Toda a renda obtida com a venda,  será revertida  ao Hospital, e em contrapartida, O Lions enviará um médico e um enfermeiro para fazer um treinamento em Barretos, e a partir daí, qualquer criança ou adolescente diagnosticado com câncer em Canaã dos Carajás terá atendimento prioritário em naquele hospital.

Vale ressaltar que o Lions Clube de Eldorado do Carajás também está engajado na Campanha Passos que Salvam.

O que é Lions

Lions Clube Internacional é a maior entidade de voluntariado do mundo, com mais de 1,4 milhão de associados, presente em 210 país, e atua em 4 áreas distintas, que são: Visão, Juventude, Meio Ambiente e Alívio à Fome. A entidade que completa 100 anos de fundação em 2017, tem cadeira na ONU em foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz em 2017.

Seus associados  são chamados de Leões, título que se aplica tanto a homens quanto mulheres. O tratamento entre ele é companheiro leão ou, em caso de mulher, companheira leão.  Maiores informações sobre o leonismo estão disponíveis no site www.lions.org.br

Reportagem: Wenner Mendonça

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *