Entrevista: Veja as contribuições da Usina da Paz a partir de um olhar atento do Diretor Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho chegou em Canaã em 2014, com 24 anos. Atualmente, tornou-se Diretor do Complexo Multifuncional Usina da Paz, inaugurado pelo Governo do Estado do Pará, em junho de 2022 para prestar serviços gratuitos à população, como mais de 70 atendimentos, médico, psicológico, odontológico, emissão de documentos, cursos, oficinas, capacitação profissionalizante, aulas esportivas e culturais, além de eventos da comunidade. Em entrevista exclusiva ao Portal Canaã, Bruno de Carvalho revelou que começou sua vida em Canaã como prestador de serviços para empresas do projeto S11D. Posteriormente, Bruno foi chamado para ser Vice-presidente da Associação Comercial, em 2017 foi convidado para iniciar uma carreira no Poder Legislativo, como Chefe de Gabinete.

Foi através de sua formação em Teatro que Bruno foi convidado a assumir em 2019 a Secretaria do Conselho Municipal de Cultura de Canaã. “Depois de um longo período em Canaã, fui convidado pelo então Prefeito Jeová Andrade, em 2020, para assumir a Presidência da FUNCEL, onde já havia iniciado um trabalho junto ao Conselho Municipal de Cultura desde 2019. Naquele momento, o Jeová pensava em uma pessoa mais voltada para a área cultural, já que os demais presidentes haviam focado e desenvolvido muito bem o esporte”, revela Bruno.

Novos desafios na carreira

Após seu período na FUNCEL, Bruno foi convidado pela atual prefeita de Canaã, Josemira Gadelha, para assumir a Diretoria de Juventude da Secretaria Municipal da Mulher e da Juventude. “Iniciamos um trabalho para dar a nova cara que o governo desejava, que é de trabalhar a juventude e o lado social, buscando uma gestão nessa vertente governamental de partilha, de conversar e entender o que a sociedade quer”, afirma.

Segundo Bruno, seu trabalho voltado para a cultura e a área social foi a principal razão que motivou sua nomeação como Diretor da Usina da Paz Canaã dos Carajás. “Eu cheguei na UsiPaz em maio de 2022, mas ela abriu as portas ao público em 06 de junho. Não participei do processo de implantação da obra, mas fiz parte de todo o aspecto administrativo e metodológico”, conta Bruno. Para o atual Diretor da Usina da Paz, o principal desafio do complexo é organizar o grande número de secretarias e serviços ofertados à população. Garantindo sempre um atendimento acolhedor e humanizado à comunidade. “Nós temos, hoje, uma Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania, que faz a gestão de todas as outras partes da Usina. Isso acontece, porque temos uma gama de serviço muito alta e com um dinamismo enorme.”

Um novo modelo de aplicação de políticas públicas

Segundo Bruno, a Usina da Paz serve como modelo, pois traz uma nova forma de aplicação de políticas públicas governamentais. “E como tudo que é novo torna-se desafiador, nenhum local no Brasil conta com um programa como o TERPAZ. Essa foi uma aposta vanguardista do Governador Helder Barbalho juntamente com nosso Secretário Dr. Ricardo Balestreri”, explica o Diretor.

Construída em um terreno de 15 mil m2, a Usina da Paz Canaã dos Carajás, gerou 130 postos de trabalho, foi uma obra realizada pela mineradora Vale e executada por empresas paraenses, por meio de um termo de cooperação com o Estado.

As instalações da Usina da Paz foram construídas para viabilizar o acesso de pessoas com deficiência (PcDs). Além do modelo inovador de gestão, outro diferencial da Usina de Canaã é a integração com o sistema E-SUS, permitindo que a base de dados da saúde seja compartilhada e possibilite a realização da regulação de consultas especializadas e exames na própria Usina. “Sempre buscamos trabalhar em conjunto, objetivando a integração entre os poderes municipais e estaduais. Por isso, a Usina da Paz possui uma parceria muito forte com a Prefeitura de Canaã, o Governo Municipal abraçou essa ideia a ponto de possibilitar parcerias, nos serviços da Saúde, Esporte, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Juventude e Educação, através de suas Secretarias Municipais, e somos muito gratos a Prefeita Josemira e seus Secretários e Secretárias”, destaca Bruno.

Gestão participativa voltada para o empoderamento da sociedade

A Usina da Paz se destaca devido às diversas parcerias com o terceiro setor e o setor privado. “Já fizemos parcerias com a Associação Desportiva e Cultural de Canaã, grupos culturais e principalmente o Instituto Vale e a Agência Canaã, grandes parcerias que vem fazendo uma ponte não somente com o terceiro setor, mas com diversas empresas que financiam projetos dentro da Usina, como nossa Orquestra Sinfônica, financiada pela empresa Traterra”, conta Bruno. Segundo o diretor, “o trabalho da UsiPaz é feito a quatro mãos, contando com a ajuda de todos os agentes da sociedade, sejam públicos ou privados”. Bruno conta que a ajuda de voluntários contribui diretamente para a realização de ações para a comunidade, como as associações religiosas e associações comunitárias. “Buscamos voltar a gestão da UsiPaz para o empoderamento e apropriação social, sempre de modo participativo”, explica.

Mais de 100 mil pessoas atendidas

Atualmente, cerca de 800 a 1000 pessoas circulam na Usina da Paz diariamente, segundo dados divulgados pelo Núcleo de Relações Institucionais da SEAC, foram realizados mais de 140 mil beneficiários desde o início do funcionamento deste complexo comunitário. “Dou destaque para o mês de setembro, quando tivemos quase 25 mil beneficiários atendidos, e ao mês de outubro, quando chegamos ao número de 4.634 beneficiários atendidos pela Secretária de Saúde do Estado, com atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos”, esclarece Bruno. “Diferente das demais UsiPaz do Estado, Canaã tem que atender mais do que a territorialidade de um bairro, ela tem que atender o município inteiro. Por isso, para divulgar o trabalho da Usina da Paz, fizemos uma parceria com a Polícia Militar através do tenente Rafael Guimarães para ir até as escolas públicas, pois a ideia é com essas reuniões, trazer as comunidades para a Usina e possibilitar a formação cidadã através de nossos serviços, garantindo a segurança e desenvolvimento social”, afirma.

Perspectivas para o futuro

Segundo o Diretor da Usina da Paz Canaã dos Carajás, um dos projetos para 2023 é intensificar uma vertente que já vem sendo implementada em 2022 na Usina. “Ela consiste em ouvir mais a comunidade para ver o que ela quer. Nós temos que atender o anseio da comunidade. Temos que ouvir quais cursos e serviços a população quer, e o que podemos fazer em termos de parcerias com o mercado local para proporcionar a geração de emprego, renda e empoderamento feminino e juvenil”, explica Bruno. Um dos principais destaques da Usina é o curso de Jovens Líderes, o qual, segundo Bruno, “possibilita que os jovens de 15 a 29 anos tenham um entendimento do mercado de trabalho e autoconhecimento sobre o desenvolvimento pessoal e profissional”.

A Usina oferece uma gama de formações e iniciará as suas inscrições para o ano de 2023 dia 9 de janeiro, nas áreas de tecnologia, gastronomia, aulas de esporte, cultura e outros serviços para gerar uma sociedade mais harmônica, valorizada e prospera. “Hoje, o foco da Usina da Paz para 2023 é a geração de emprego, renda, ampliar a escuta das comunidades para entender como promover o desenvolvimento da nossa juventude e principalmente promover políticas públicas afirmativas no combate a todo e qualquer tipo de preconceito”, afirma Bruno.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

3 thoughts on “Entrevista: Veja as contribuições da Usina da Paz a partir de um olhar atento do Diretor Bruno de Carvalho

  1. Quero destacar a capacidade de atuação profissional do Bruno. Canaã está de parabéns com a visão diversificada e moderna desse gestor, que concilia as demandas do município com as disponibilidades e Boa vontade do poder público. Parabéns a todos os atores atuantes desse município. Luís Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *