Em Canaã, alunos estudarão 50 minutos a mais no segundo semestre

A mudança será aplicada no Ensino Fundamental
Escola João Nelson / Foto: Google Maps/Marcelo Nunes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Canaã dos Carajás implantou nesta segunda-feira (7) a segunda etapa do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). O plano visa recompor e fortalecer a aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino.

Para isso, a carga horária das aulas será ampliada em 50 minutos. No período da manhã, os alunos irão entrar às 7h e sairão às 12h15. Já no período da tarde a entrada passa a ser a partir de 13h30 e a saída às 18h45.

Antes o horário era das 7 às 11h25 durante a manhã e, das 13 às 17h25 a tarde.

Além da ampliação da carga horária, o PIP também oferecerá aulas de recomposição de aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática para todos os alunos de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, a Semed reforçou a merenda escolar e ampliou o transporte escolar.

Cada aluno também receberá um livro de Língua Portuguesa e Matemática que foi elaborado para recompor as aprendizagens, outrora tão impactadas durante o período pandêmico.

O secretário de Educação, Leonardo Cruz, destacou que o PIP é uma ferramenta essencial na missão da Semed de proporcionar uma educação de qualidade.

“Com esse plano, direcionamos nossos esforços para identificar as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo suporte e recursos adequados como transporte, alimentação, material didático e profissionais preparados para alcançarmos resultados significativos na aprendizagem.”, afirmou.

A segunda etapa do PIP está prevista para durar até o final do ano letivo de 2023. A Semed espera que, com a implantação do plano, seja possível melhorar o desempenho dos alunos nos exames de avaliação nacional.

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2 thoughts on “Em Canaã, alunos estudarão 50 minutos a mais no segundo semestre

  1. Pena que continuam juntos, alunos com o índice de desenvolvimento elevado com os menos desenvolvidos. O sonho dos professores seria aproveitar esses 50 minutos somente com os alunos com maiores dificuldades na aprendizagem. Aí sim, haveria rendimento excepcional na evolução da aprendizagem e equipararia os níveis de desenvolvimento. Mas infelizmente as autoridades não buscam meios de a nível municipal reorganizar os planos para que isso aconteça, ouvindo e colocando em prática a experiência de quem realmente conhece a realidade de sala de aula.

  2. Concordo com Nilse,
    Se fosse concentrado esses 50 minutos com os estudantes q apresentam dificuldades no aprendizado, seria mais relevante e o resultado também.
    Prof. Pajé.

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