Em alusão ao Maio Amarelo, motoristas da empresa VIX passam por simulação em Canaã

Estimulando o exercício da empatia, a Prefeitura Municipal de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settran), em parceria com a empresa VIX, propôs uma atividade diferente aos responsáveis pela condução dos ônibus da empresa: os motoristas deixaram os volantes de lado e encararam o pedal de bicicletas. O evento faz parte do ciclo de conscientização proposto pelo movimento Maio Amarelo.

O ato foi realizado na manhã deste sábado (12), na Avenida Antônio Carola, próximo ao bairro Santa Vitória. Para a simulação, vários agentes da Settran estiveram presentes na via controlando o tráfego de veículos. Já nas bicicletas, os profissionais pedalavam enquanto os ônibus da empresa passavam na faixa ao lado em alta velocidade. Tudo isso para trazer aos motoristas a mesma sensação que um ciclista tem quando o mesmo acontece com ele. Na sequência, um outro ônibus passava pelo mesmo local, desta vez com a velocidade correta, respeitando a presença do ciclista.

De acordo com Miguel Silva, motorista da empresa, a ação é positiva e os conceitos trazidos pelo Maio Amarelo devem ser levados para todo o ano. “Isso aqui serve para que todos nós tenhamos a consciência do limite e dos excessos de velocidade. Estamos aqui tendo um grande exemplo; não só os motoristas da VIX, mas os motoristas em geral devem levar esse aprendizado adiante. Caso os condutores façam a sua parte e levem todo esse aprendizado para o cotidiano, o ano inteiro, nós teremos um trânsito bem melhor.”

Lazara Almeida, coordenadora da campanha em Canaã, também falou sobre o evento. “O principal objetivo dessa ação é, de fato, sensibilizar os motoristas da empresa VIX, do qual somos parceiros nessa campanha. Eles estão em uma situação invertida, agora como ciclista, e isso serve para que eles possam sentir o que os outros sentem. Acredito que nós perdemos um pouco dessa sensibilidade; a gente, muitas vezes, deixa de entender o posicionamento do outro. Acredito que essa é uma experiência maravilhosa e que vai trazer bons frutos para todos.”

Lazara afirmou ainda que todos os condutores de veículos deveriam passar por situações como essa, o que despertaria um maior cuidado no cotidiano. Ainda segundo Lazara, as ações do movimento Maio Amarelo continuarão acontecer ao longo de todo o mês e muitas vidas poderão ser salvas por meio da conscientização. Ascom/CMCC.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *