Denúncia: Servidores usam carro impróprio para coleta de animais com leishmaniose em Canaã dos Carajás

Foto: Júnior Gomes
Foto: Júnior Gomes

Um morador que prefere manter sua identidade em segredo procurou a reportagem do Portal Canaã para denunciar que os servidores da Unidade de Zoonoses de Canaã dos Carajás estão arriscando a própria vida ao usar um carro inapropriado para recolher animais com leishmaniose no município. “Eu fiz foi vê-los colocando um cachorro dentro do porta-malas do carro. Isso é perigoso, onde está o veículo que foi comprado para eles fazerem esse tipo de serviço sem colocar a vida em risco? Já pensou se uma hora dessas eles também pegam a doença?”, disse.

O motivo desse “perrengue” todo é que há cerca de oito meses, a unidade móvel adquirida pela prefeitura no ano passado, uma Mercedes- Benz Sprinter modelo OM 313 ano 2007, para realizar a coleta de animais bateu o motor. Desde então, apenas o carro disponibilizado para serviços administrativos tem estado à disposição da Unidade.
Procurado pela reportagem o gerente de departamento da Unidade de Zoonoses, Jean Carlos, informou que houve sim a remoção de um animal no porta-malas do carro, um Fiat Siena, no entanto, o cão já havia passado pelo processo de eutanásia e estava sendo transportado dentro de um saco plástico e que, portanto não oferecia risco à saúde dos profissionais.

Jean disse ainda que no momento, o serviço de coleta de animais de rua ou na própria residência dos proprietários está interrompido.

Após o serviço de retífica do motor, avaliado em R$ 9 mil, a van chegou a sair da oficina, mas precisou retornar três dias depois com um problema semelhante, uma vez que algumas das peças necessárias não haviam sido substituídas.

Foto: Jeferson Almeida

O Portal Canaã também procurou a empresa Tropical Pneus responsável pelo conserto da unidade móvel, o proprietário Adriel Torres de Assis preferiu não conceder entrevista, mas deu detalhes sobre o serviço. Ele informou que a manutenção no valor de R$ 9 mil foi uma doação da empresa à Secretaria Municipal de Saúde –Semsa- de Canaã dos Carajás. O empresário informou ainda que está tendo dificuldades de encontrar no comércio algumas das peças essenciais do motor; dois tuchos hidráulicos e oito parafusos do eixo do virabrequim, por esse motivo, o veículo continua parado na oficina.

Através de uma nota, a secretaria de saúde, Daine Celestrini informou que já existe um orçamento para a aquisição de um novo veículo para atender a Unidade de Zoonoses.

Confira a nota
Todos os gastos referentes à unidade móvel da zoonoses foram feitos no ano de 2018. O veículo era utilizado anteriormente como ambulância e passou por uma adaptação para atender a demanda da comunidade. No final do ano, no entanto, o veículo começou a apresentar uma série de defeitos. Em seguida, foi constatado um problema para encontrar peças que se adequassem ao veículo, visto que o modelo é antigo.
Vale ressaltar que todas as adaptações feitas no ano passado, com o valor apurado pela reportagem, têm garantia e a oficina responsável já trabalha para a reposição das peças, uma vez que estes reparos já estão assegurados por contrato.

Em contrapartida, a Secretaria de Saúde já possui orçamento para a aquisição de um novo veículo para atender as necessidades da zoonoses. A previsão é que neste segundo semestre a nova unidade móvel já esteja à disposição do município.

Foto: Silvia Lopes

One thought on “Denúncia: Servidores usam carro impróprio para coleta de animais com leishmaniose em Canaã dos Carajás

  1. Apesar de o veículo ser impróprio mesmo, manipular o animal com leishmaniose não transmite a doença ao ser humano ou a outro animal. Esse mal é transmitido pela picada do mosquito palha, vetor da doença. Só para a informação dos leitores e da pessoa que fez a denúncia.

Deixe um comentário

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News