Casa da Cultura de Canaã ajuda a aproximar crianças da leitura

Toda terça-feira, a instituição promove contação de histórias on-line e gratuita
Vista aérea da Casa da Cultura da Vale de Canaã dos Carajás. Foto: Ricardo Teles

O isolamento social continua sendo uma medida importante para evitar a transmissão do Coronavírus. Para aproveitar esse tempo em casa, muitas pessoas mudaram a forma de consumo de entretenimento, tornando a internet sua principal plataforma.

Assim, desde o início da pandemia, em março, artistas e instituições culturais têm se reinventado e oferecido ao público programações virtuais para todos os gostos. Uma delas é a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás. Por meio de contação de histórias infantis, toda terça-feira, a instituição tem ajudado a estimular o hábito da leitura em crianças e, ainda, garantido entretenimento para a comunidade surda com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A pequena Kervely da Silva Oliveira, de dez anos, participa quase toda semana da programação on-line. Antes da pandemia, quando a atividade era realizada de forma presencial na Casa da Cultura, ela já era assídua nas sessões de contação de história e foi daí que nasceu sua paixão pela leitura, segundo a mãe da menina, Leideane da Silva.

“É muito importante promover essas atividades para as crianças. Minha filha começou a ler do ano passado para cá. Ela foi incentivada nas contações de história e emprestando livros na biblioteca da Casa da Cultura. Hoje, a Kervely já tem vários livros e sempre pede para comprarmos novos, porque a leitura se tornou uma paixão para ela”, conta a mãe.

Quem também faz questão de participar da contação on-line são os irmãos Gabriel e Gael, de dez e oito anos, respectivamente. Assim como a Kervely, eles já eram conhecidos na plateia da programação presencial da Casa da Cultura.

“A programação on-line é muito boa para as crianças, principalmente nesse momento de pandemia. Elas não gostavam de faltar quando era presencial e, assim, aproveitam ao máximo a maioria das atividades on-line”, comenta o pai deles, José da Silva Gomes.

De acordo com a professora do Instituto de Linguística, Letras e Artes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa, Patrícia Romano, a contação de histórias possibilita à criança desenvolver a prática da escuta e o direito de questionar e de descobrir novos mundos.

“Para as crianças, a contação de histórias é fundamental. É com ela que elas podem aprender a ouvir, que elas se sentem livres para perguntar, inclusive para pedir, mais uma vez, a mesma história. Seja contada por profissionais contadores de histórias, por professores mediadores ou mesmo por pais, avós ou familiares, a presença da história contada pela boca das pessoas para as crianças pequenas é fundamental”, afirma a professora.

Novas histórias

Até o final de dezembro, três novas histórias vão fazer parte do imaginário do público da Casa da Cultura. A primeira delas será contada nesta terça-feira (15), às 20h, pelo intérprete de Libras Sulivan Wainer. A narrativa “Borba, o Gato” é baseada na amizade entre um cão e um gato que se unem para enfrentar perigos e garantir o sono dos moradores da cidade.

Na semana seguinte, às vésperas do Natal, no dia 22, o nascimento de Jesus ganha novos detalhes no conto popular “O Pinheiro de Natal”. Contada por Marluce Araújo, a história revela que não só os três Reis Magos quiseram presentear o menino, mas a natureza também ficou em festa e ofereceu a ele o que tinha de melhor.

Na última contação do mês, no dia 29, a intérprete de Libras Elen Rose dará vida à “A Menina da Cabeça Quadrada”, de Emília Nuñez. O livro estimula as crianças a buscarem brincadeiras tradicionais em vez de tablets, celulares e televisão.

Para participar da contação de histórias on-line basta enviar mensagem ou ligar para um desses números: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Serviço

“Borba, o Gato”

Contador: Sulivan Wainer

Quando: 15 de dezembro, às 20h

*Tradução em Libras

O Pinheiro de Natal”

Contadora: Marluce Araújo

Quando: 22 de dezembro, às 20h

“A Menina da Cabeça Quadrada”

Contadora: Elen Rose

Quando: 29 de dezembro, às 20h

*Tradução em Libras

Inscrições via WhatsApp: (94) 99160-8186 e (94) 99220-3451.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *