Canaã dos Carajás está entre as 500 cidades mais violentas do Brasil, aponta Mapa da Violência

O município de Canaã dos Carajás que tem o nome de origem bíblica e faz referência à terra prometida por Deus ao seu povo está entre as 500 cidades mais violenta do Brasil, segundo o estudo “Mapa da Violência 2016”. A lista divulgada nesta quinta – feira (25) leva em conta o número de homicídios de 2014. O estudo foi baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Ministério da Saúde de 2014 para mostrar a evolução da violência em estados e municípios brasileiros.

Canaã dos Carajás ocupa a posição 491º no ranking entre as cidades com maior taxa de homicídios de acordo com o estudo “Mapa da Violência 2016”, coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador da Área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO).

O Município de Canaã dos Carajás ocupa a 23° posição no estado do Pará. De acordo com o estudo, o aumento da violência foi ocasionado devido o desenvolvimento econômico na região. O crescimento atraiu investimentos, migrações e violência.

Publicado pela primeira vez em 2005, o levantamento conclui que “ficou evidente o progressivo, sistemático e ininterrupto incremento das taxas de homicídio por arma de fogo”. O estudo avalia dados de mortes causadas por acidente, homicídio, suicídio ou motivo indeterminado causadas com uso de arma de fogo entre 1980 e 2014.

Redação do Portal Canaã

 

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *