Em um movimento sem precedentes, 103 deputados assinaram um pedido de impeachment contra o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O número foi contabilizado até por volta das 22h de segunda-feira (19).
O pedido de impeachment foi articulado pela deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e ganhou força após declarações recentes do presidente comparando Israel a nazistas. Entre os signatários estão nomes notáveis como os dos deputados federais Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Nikolas Ferreira (PL-MG), além do ex-ministro do Meio Ambiente do antigo governo e deputado federal Ricardo Salles (PL-SP).
Os parlamentares que assinaram o pedido alegam que as declarações de Lula “configuram um crime de responsabilidade”. A equipe de Zambelli disse à CNN que o pedido será protocolado na Câmara na terça-feira (20).
Em resposta ao movimento, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, disse que “golpistas querendo impeachment de Lula só pode ser piada”. Até o momento, o Palácio do Planalto não se pronunciou sobre o movimento.
A decisão de aceitar ou não o pedido de impeachment depende exclusivamente do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). O governo do ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo de mais de 60 pedidos de impeachment, nenhum deles, contudo, foi aceito pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL).
Quais deputados assinaram o pedido de impeachment: