Nível baixo do rio Tocantins ameaça Círio Fluvial em Marabá

Fenômeno prejudica a navegação. Círio de Marabá ocorre no terceiro domingo de outubro.

A tradicional Romaria Fluvial que antecede o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Marabá, no sudeste do Pará, corre o risco de ser cancelada este ano. O nível do rio Tocantins está baixo e pode comprometer a navegação das embarcações que acompanham o traslado da imagem da santa.

O Corpo de Bombeiros e os diretores da festividade fizeram uma vistoria o rio na última terça-feira (4). Eles fizeram o mesmo itinerário da romaria, percorrendo cada trecho dos três quilômetros por onde passa a procissão fluvial.

“A gente vai verificar a profundidade que o rio se encontra, até pra definir que tipo de embarcação vai poder fazer o traslado da imagem da santa de forma segura”, afirmou o major Átila, do Corpo de Bombeiros. O resultado da vistoria será divulgado na quinta-feira (6).

A Romaria Fluvial ocorre sempre no sábado que antecede o Círio e conduz a imagem de Nossa Senhora até a Catedral da Marabá Pioneira, de onde sai a romaria principal no terceiro domingo de outubro. No ano passado, cerca de 120 mil pessoas participaram do Círio, segundo a organização do evento. (G1)

 

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *