#ÉFake Foi comprovado que alimentos transgênicos causam câncer

A informação causou frisson nas redes sociais e deixou muita gente preocupada com o consumo desse tipo de alimento, bastante comum no mercado. Mas a dúvida é: será que essas publicações são realmente verdadeiras? Bem, descobrimos que a história não é bem assim.

Vamos aos fatos! O tema “transgênicos”, obviamente, é polêmico, mas precisamos destacar que esse é um assunto ainda em aberto na comunidade científica. As discussões sobre esse tema são bastante comuns e as opiniões dos pesquisadores são divididas. Enquanto alguns defendem que os alimentos transgênicos não causam problemas à saúde, outros apontam que os alimentos geneticamente modificados podem trazer riscos consideráveis à saúde das pessoas.

Apesar da polêmica e das dúvidas sobre esse tipo de produto, o fato é que a informação que liga o desenvolvimento do câncer diretamente ao consumo de transgênicos não foi “confirmada”. E vamos te explicar o porquê.

A base dessa história é um estudo publicado pela Universidade de Caen, na França, em 2012. Na época, pesquisadores realizaram testes em 200 camundongos e constataram que os animais que se alimentavam com transgênicos desenvolviam câncer com mais frequência, além de morrerem mais cedo em comparação àqueles que não ingeriram alimentos modificados.

O grande problema é que esse estudo foi questionado, em 2013, pela revista Food and Chemical Toxicology, que retirou o artigo de circulação, após pedir uma retratação aos pesquisadores. De acordo com a revista, referência na área de segurança alimentar, o número de camundongos analisados não foi suficiente para formular uma afirmação absoluta sobre o assunto.

Em 2014, o artigo chegou a ser republicado na revista Environmental Sciences Europe. Entretanto, diversos pesquisadores voltaram a criticar a publicação. Entre as críticas, os cientistas destacam que a dieta que os camundongos recebiam estava distorcida em relação à ingestão natural de alimentos e também a escolha da espécie de camundongos, que é mais propensa a desenvolver câncer, especialmente na velhice.

Vale ressaltar que a divulgação de resultados científicos deve ser feita com o máximo cuidado, afinal de contas, na ciência, os resultados podem ser refutados e não existe uma verdade absoluta, justamente porque novos dados podem ser descobertos e teorias aceitas podem ser reformuladas. Também é importante destacar que não houve nenhum outro estudo que relacionasse o desenvolvimento de tumores malignos com o uso de alimentos transgênicos.

Em resumo: a história que diz que alimentos transgênicos causam câncer é falsa! A história surgiu após a publicação de um estudo na Universidade de Caen, na França, em 2012, que foi retirado de circulação após apontamentos de outros cientistas, que identificaram falhas no processo de análise. Além disso, não existem outros estudos que relacionem o desenvolvimento de tumores malignos com o uso de alimentos transgênicos. Até que se prove o contrário, é boato.

Fonte: Boatos.org

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta