Homem teria sido devorado por onça aqui no Pará; veja vídeo

Que o Pará tem muita onça, disso ninguém duvida, afinal, o estado — que é o 2º maior do Brasil — possui 70% de seu território cobertos por florestas intactas, por dentro das quais o homem jamais esteve, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O Pará é Amazônia. Apesar do desmatamento sem trégua que assola as matas do estado, os caçadores paraenses ainda têm muita história para contar.

Desta vez, a fofoca que circula em vários grupos de redes sociais, acompanhada de imagens fortes, não é das melhores. Um homem teria sido devorado por uma onça nas entranhas do município de Santana do Araguaia, no sul do Pará.

De acordo com vídeos que alguns caçadores fizeram e que estão circulando em grupos de WhatApp, a pessoa — cuja identidade ninguém sabe dizer — teve a cabeça arrancada do resto do corpo, e a onça teria comido partes moles e cartilaginosas da face, como lábios, nariz e orelhas. A suposta onça teria devorado, ainda, uma perna, a genitália e vísceras do homem.

VERDADE OU MENTIRA?

A fanpage Novo Pará passou a tarde deste domingo vasculhando a internet à procura de vídeo similar para descartar mais um alarmismo de redes sociais, mas não encontrou imagens do tipo. Também, analisou as imagens na perspectiva de assassinato (com decapitação), mas o estrago feito no corpo, as marcas de garra e a descrição dos autores do vídeo compõem uma narrativa sugestiva de ataque pelo felino — que também não se sabe se foi onça-pintada (“Panthera onca”) ou suçuarana (“Puma concolor”).

A onça (no caso, a pintada) é o maior predador terrestre da América Latina e o terceiro maior felino do mundo, atrás apenas do tigre (“Panthera tigris”) e do leão (“Panthera leo”). Há muitas onças em circulação por Santana do Araguaia, já que o município possui 30% de seus 11.591,455 quilômetros quadrados de área cobertos por floresta. É tanta mata que caberia duas cidades do tamanho de São Paulo (a maior das Américas) dentro.

Há diversos relatos de ataques de onça a seres humanos, mas estes não fazem parte do cardápio regular da rainha das matas. A fanpage Novo Pará vai continuar na busca de mais informações sobre esse caso escabroso para desvendar se o homem das imagens foi mesmo atacado por onça de verdade ou por aquela tal “onça de dois pés”, que faz aumentar as estatísticas de violência.

Fonte: Novo Pará

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News