Serra Pelada será destaque do Câmera Record deste domingo (09/06/2019) na Record TV

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Pixabay

A Serra Pelada, localizada no estado do Pará, no meio da maior floresta do mundo, a floresta Amazônica, ficou conhecida em todos os continentes como o grande garimpo aberto do Planeta.

Pessoas de todos os lugares do Brasil, e até mesmo de outros países, largaram suas terras em busca da riqueza no garimpo. Mais de 30 mil homens e mulheres se reuniram e poucos meses no local.

O fenômeno da mineração que ocorreu no Pará entre 1980 e 1992, começou quando uma pepita de ouro foi encontrada na fazenda de Três Barras no final de 1979 (há controvérsias sobre a data). A fazenda foi invadida pelos garimpeiros e passou a ser controlada pela ditadura militar, o líder era Sebastião Rodrigues de Moura, o major Curió, que tinha feito “fama” perseguindo guerrilheiros no Araguaia (em 1982, o major se tornou deputado federal e, em 1988, deu nome a Curionópolis, onde oficialmente está Serra Pelada).

A Vale, que tinha direitos sobre a lavra, recebeu uma indenização do governo pela perda da área, que foi invadida. Todo mundo devia vender o ouro para os cofres federais, mas, na prática, o contrabando existia. A Vale interditou a cava diversas vezes para mecanizar a exploração, mas os garimpeiros voltavam para lá.

  Moradores de Serra Pelada participam de capacitação profissional

E neste domingo (09) será exibido uma reportagem no Câmera Record, que foi até Serra Pelada para mostrar como se encontra o ambiente que foi de guerra pela riqueza. A atração é transmitida após o Domingo Espetacular, às 23h15. Você também pode assistir pela plataforma PlayPlus, da própria Record TV.



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas