Moradores de Serra Pelada, no município de Curionópolis, já podem se inscrever na oficina de Elaboração de Projetos Culturais – Imersão Prática do projeto Movimenta Pará. As inscrições podem ser feitas até as 18 horas do dia 12 de maio, por meio do formulário disponível no Instagram @movimenta.para ou pelo link https://bit.ly/OficinaSerraPelada.
A atividade, que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é destinada a artistas, gestores culturais e interessados em projetos culturais, a partir de 18 anos, que moram no distrito. Não é preciso ter experiência em gestão de projetos culturais nem possuir um projeto finalizado.
Durante a oficina serão compartilhadas as etapas de elaboração de projetos, indicando as formas de captação de recursos, administração, gestão e, por fim, apresentação dos resultados. Após as aulas presenciais, os alunos contarão com acompanhamento e tutoria on-line, para tirarem dúvidas e colocarem em prática o conteúdo da formação.
O principal objetivo da iniciativa é fomentar a cultura na região, incentivando a formação de agentes culturais, por meio de uma imersão intensiva em todas as etapas de elaboração de um projeto.
As aulas serão ministradas nos dias 20 e 21 de maio, na Escola Estadual Joaquina Diamantina, pelo jornalista, produtor executivo e pesquisador na área de música, Gustavo Reis.
Além de Curionópolis, outros cinco municípios paraenses receberão a oficina nesta edição do Movimenta Pará. São eles: Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá e Belém.
Quem é o ministrante da oficina?
Gustavo Reis é jornalista, produtor executivo e pesquisador na área de música. Participou da Câmara de Fomento à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte por quatro anos, com avaliação, análise e diligências a projetos culturais. Atualmente, ele trabalha, entre outras atividades, com elaboração de projetos culturais e preparação de proponentes para leis de incentivo à cultura.
O que é o projeto?
O projeto Movimenta Pará nasceu a partir de outra iniciativa promovida no Estado: o Movimenta Pebas, que teve duas edições no município de Parauapebas, entre 2020 e 2022. Agora, o projeto se amplia e oferece capacitações gratuitas e diversas atividades culturais nas cidades de Ourilândia do Norte, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Belém e Curionópolis.
O Movimenta Pará é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização da Vivas Cultura e Esporte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.