Estrada de Serra Pelada está em obras para ser asfaltada

Lailson Souza, morador de Serra Pelada desde que nasceu, marca com dedicação e trabalho a sua participação na realização do sonho de construção da estrada para a comunidade

Estão em execução as atividades preliminares para pavimentação da estrada municipal que interliga a PA -275, no km 16 ao Distrito de Serra Pelada, no município de Curionópolis conhecida como estrada do 16. Serão 31 km de via asfaltada. A Construtora Ápia foi a empresa contratada pela Vale para a obra.

O total de 200 trabalhadores já foram mobilizados pela contratada, maior parte local, de Curionópolis e Serra Pelada. A intermediação de mão de obra está acontecendo por meio do Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC) implantado pela Prefeitura de Curionópolis, por meio da secretaria municipal de Administração. O processo de contratação varia conforme o cronograma das obras, da disponibilidade de vagas, da qualificação técnica e/ou experiência exigida para o cargo.

Filho de Serra Pelada, Lailson Beneky Souza, 31 anos, estava desempregado há 12 meses e agora está contratado como servente de obras na implantação da estrada do 16. Ele se diz orgulhoso de fazer parte do momento que define como sonho antigo dos moradores. “Nasci e me criei dentro de Serra Pelada, faz tempo que é um sonho essa estrada ser asfaltada e agora no próximo ano vai estar tudo chão preto. Isso vai ser uma coisa que vou falar para minha filha que eu ajudei a fazer esse asfalto, e é muito bom poder dizer isso”, declara Lailson.

Evandro da Silva é operador de escavadeira hidráulica na obra do 16. Ele acredita que a pavimentação irá beneficiar a região inclusive para o turismo. “Para mim está sendo um prazer e uma satisfação estar contratado, primeiro por estar fazendo uma obra aqui no quintal de casa, porque moro em Curionópolis. Segundo, porque essa obra será importante para região, todas vilas tenderão a crescer, principalmente Serra Pelada, que eu acredito que terá uma revolução no turismo”, já imagina Evandro. 

Ao longo dos anos de 2022 e 2023, as obras irão envolver construção de canteiro, terraplenagem, implantação de passarelas, sistema de drenagem superficial, execução de bueiros, sinalização rodoviária, vertical e horizontal, e pavimentação asfáltica. Durante o período chuvoso, serão mantidas apenas atividades de manutenção dos serviços já executados e iniciados em 2022. O retorno de obras de pavimentação ocorrerá no período seco. O pico da obra está previsto para o período de junho a agosto do próximo ano.

A Vale é responsável pelas obras de pavimentação, conforme estabelecido na condicionante determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas). A ação faz parte do processo de licenciamento ambiental da mina de Serra Leste, operação de minério de ferro da Vale no município.

Atenção no trânsito

A Vale e a Ápia também reforçam as orientações de segurança no trânsito durante as obras. As recomendações são estar atento ao limite de velocidade permitido e à sinalização da via, respeitar o pare e siga e redobrar a atenção para evitar acidentes.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *