Avanco inicia produção de concentrado de cobre em Curionópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

A Avanco Resources informou nesta segunda-feira (7) que a planta de flotação produziu o primeiro concentrado de cobre na mina Antas North, em Curionópolis.  A mineradora australiana está no cronograma para concluir o comissionamento e a transição para atingir um ritmo estável de produção comercial.

Na área de flotação da mina de cobre, as células fornecidas pela Outokumpu e as bombas de pistão e células tipo Scavenger estão em operação e apresentando bom desempenho, afirmou a Avanco em comunicado enviado hoje ao mercado. Os diretores da empresa disseram que a primeira produção de concentrado foi “um resultado excepcional”, considerando a velocidade com que as operações de britagem, moagem e de flotação foram estabelecidas.

O circuito de limpadores tipo Denver, incluindo células limpadoras, células limpadoras tipo scavenger e bombas associadas foram comissionadas e estão operando bem, de acordo com a mineradora australiana. O sistema de dosagem de reagentes de flotação também está totalmente funcional na mina de cobre.

O concentrado final de cobre gerado pelas células de flotação retornou ensaios de aproximadamente 28% de cobre, confirmando que o minério de Antas North responde bem à flotação e que a qualidade da produção atende às especificações comerciais. Os trabalhos rotineiros de amostragem, relatório e controle metalúrgico já começaram na mina, informou a mineradora no comunicado desta segunda-feira.

  Komatsu abre as portas a alunos do Centro Universitário FMU

O espessador, que tem 15 metros de diâmetro, está sendo comissionado. O equipamento recebe polpa diluída de concentrado de cobre da flotação, que está sendo espessada para diminuir a umidade para aproximadamente 30%. O concentrado será recuperado no espessador e direcionado para o filtro do tanque de alimentação. Posteriormente, segundo a Avanco, o material será bombeado no filtro da Metso para reduzir a umidade ainda mais, em torno de 8%, para ser carregado em contêineres. O primeiro embarque de concentrado de cobre está marcado para abril.

A mineradora disse ainda que a instalação do moinho de bolas, sob supervisão da Metso, continua. O ramp-up, de aproximadamente 65 toneladas por hora ou 500 mil toneladas por ano, está projetado para começar antes do fim de março.

O tanque de alimentação de polpa está funcionando bem e localizado perto do moinho, recebendo um overflow. Esse tanque elimina oscilações no circuito de moagem, facilitando a estabilidade das condições de alimentação para flotação. As atividades estão no cronograma para começar o comissionamento da planta integrada antes do fim deste.

Noticias de Mineração



 

 

Já sabe quem são os candidatos do seu estado pra eleições 2022?

AC AL  AM  AP  BA  BRASIL  CE  DF  ES  GO  MA  MG  MS  MT  PA  PB  PE  PI  PR  RJ  RN  RO  RR  RS  SC  SE  SP  TO 

Deixe uma resposta

Ofertas