Qual pré-candidato de fato defende uma educação melhor em Canaã dos Carajás?

A corrida eleitoral já teve início em Canaã, mas até agora não há propostas concretas para transformar o ensino da cidade. É preciso falar sobre isso!

Canaã dos Carajás vive um momento de extrema tensão no campo político. O atual prefeito não pode concorrer à reeleição, diante disso temos a certeza de que haverá, obrigatoriamente, uma renovação no poder executivo. Apesar de ainda não poderem fazer campanha, os pré-candidatos à sucessão já iniciaram a corrida eleitoral e estão, por meio de lives e reuniões políticas nas zonas urbana e rural, tentando conquistar a confiança do eleitorado. Os pré-candidatos ao legislativo também fazem o mesmo: visitam centenas de famílias e tentam convencer parte do eleitorado de que são os melhores.

O que intriga, no entanto, é que não há nenhum pré-candidato apresentando propostas concretas no campo educacional. É possível que se defendam afirmando que ainda não podem apresentar projetos, visto que a campanha ainda não começou. No entanto, o vazio de propostas educacionais não vem de hoje.

Em 2016, por exemplo, Canaã não elegeu nenhum parlamentar com propostas claras para a melhoria da educação. Nenhum dos 13 vereadores eleitos tem um projeto de transformação. Nenhum.

Em 2020, a expectativa é que mais de 100 candidatos disputem vagas no parlamento. Destes, apenas 20 ou 30 têm chances reais de conquistar uma cadeira, mas o silêncio em relação a propostas para um Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica melhor é preocupante. Da educação infantil, passando pelo caos do ensino médio, até o ensino superior, ainda há muito o que se avançar em Canaã.

Na briga pelo cargo de prefeito, que é justamente quem mais tem responsabilidade sobre o ensino, quatro ou cinco pré-candidatos seguem na disputa. Destes, dois ou três têm chances reais, mas também não mostraram até aqui novidades a respeito da construção de uma educação mais sólida nesta terra.

Sim, é preciso falar sobre isso. É necessário que candidatos realmente se empenhem no futuro de milhares de jovens. Educar é transformar, é incluir e formar cidadãos. Vale lembrar que uma educação melhor garante que mão de obra de qualidade seja formada aqui, sem precisar importar profissionais de outras localidades.

Já imaginou uma cidade que educa crianças, forma os seus próprios profissionais e se torna autossuficiente? Estamos aguardando propostas de pré-candidatos nesse campo.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Qual pré-candidato de fato defende uma educação melhor em Canaã dos Carajás?

  1. É Venuzia, enquanto governantes não se comprometerem realmente com a educação, o destino da juventude estará comprometido, a Ponto de em vez de construírem escolas, tenham que construir presídios, o que é lamentável! Nossos país merece políticos sérios, o que anda muito .

Deixe uma resposta