Vale figura em ranking global de empresas comprometidas com a proteção da natureza

Duas novas pontes (uma rodoviária e outra ferroviária) vão desafogar o trânsito e ampliar a capacidade de transporte de minério e cargas como soja e combustível | Crédito: Anderson Souza/Agência Vale

A Vale está entre as top five de uma lista de 400 empresas globais em 8 setores avaliados com relação a seus esforços para proteger o meio ambiente e a biodiversidade. O ranking foi lançado pela World Benchmarking Alliance e será apresentado no próximo dia 8, na Conferência de Biodiversidade da ONU, a COP 15, que ocorre em Montreal, no Canadá. Apenas seis das empresas avaliadas são brasileiras. A Vale é a mais bem posicionada, ocupando a quinta posição. No setor de Metais e Mineração, a companhia foi classificada em quarto lugar entre as 97 companhias analisadas.

É a primeira vez que o ranking é publicado pela WBA, uma entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 200 organizações e empresas globais com objetivo de construir um movimento para medir o impacto dos negócios na biodiversidade e incentivar a sua redução por meio de projetos alinhados com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Este resultado mostra que estamos no caminho certo para a construção de uma mineração mais sustentável. Somos uma empresa que trabalha com a natureza e buscar integrar diretamente nosso negócio ao meio ambiente e ao cuidado com as pessoas é a nossa meta. Sabemos que essa é uma longa jornada e que só terá êxito se o trabalho for feito em conjunto com a sociedade, fornecedores, clientes, governos, empresas e organizações do terceiro setor”, afirma a vice-presidente executiva de Sustentabilidade, Maria Luiza Paiva.

A seleção levou em consideração o desempenho da Vale na área de recuperação florestal, pesquisa e desenvolvimento para proteção da biodiversidade do bioma Amazônico e engajamento na luta pelos direitos dos povos indígenas.

A companhia tem uma meta de recuperar e proteger 500 mil hectares de florestas até 2030. Em dois anos, já recuperou 6 mil hectares por meio de negócios de impacto socioambiental e firmou parcerias com sete Unidades de Conservação para proteger 115 mil hectares de florestas.

(IBRAM)

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe uma resposta