Visando evitar surto, Canaã dos Carajás terá Campanha de Vacinação contra Sarampo

Foto: Prefeitura de Canaã dos Carajás
Dia “D” será dia 5 de outubro. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa que já havia sido erradicado no Brasil. Mas, o registro recente de alguns casos endêmicos  voltou a ser motivo de preocupação para o Ministério da Saúde, que já declarou que o País perderá o certificado de erradicação da doença.
No estado do Pará, até o momento, apenas um caso foi confirmado, o que para o Ministério da Saúde já é considerado surto.
Embora o município de Canaã dos Carajás não tenha apresentado nenhum caso suspeito, a Secretaria Municipal de Saúde já trabalha na intensificação da conscientização acerca da prevenção contra a doença.
O município, segundo Douglas Pacheco, do departamento de vigilância em saúde, recebeu pelos menos 400 doses da tríplice viral, vacina que combate o Sarampo, para atender tanto a vacinação de rotina prevista no calendário vacinal como também a demanda durante a Campanha de Vacinação contra o Sarampo que deve iniciar no próximo dia 30 de setembro. “Em Canaã nós ainda não tivemos nenhum caso suspeito, nem confirmado, mas no Pará já teve, o que faz com que toda medida de prevenção seja cabível, principalmente a vacinação que é a principal medida de prevenção. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa e realmente nós estamos em risco de saúde pública, por isso, orientamos aos pais que levem seus filhos para tomar a vacina”.
A campanha segue até o dia 25 de outubro em todas as Unidades Básicas de Saúde. A expectativa da Semsa é vacinar pelo menos 500 crianças entre 6 e 11 meses de idade. Doses extras da vacina devem chegar nos próximos dias para reforçar  as ações de bloqueio. “ Durante a campanha, as crianças são o nosso público alvo pelo fato delas apresentarem um risco maior de adoecimento.  Mas isso não quer dizer que as outras pessoas, de um ano até 49 anos não possam ser imunizadas, elas podem sim, porque essa vacina faz parte do calendário de rotina nacional”.
O dia “D” da campanha deve acontecer no dia 5 de outubro em todas as UBS das 8h às 17h. “Mas os pais não precisam esperar pela campanha, eles já podem levar seus filhos para a imunização porque o município já tem vacina à disposição. O adulto que não tiver o registro da vacina em sua caderneta já pode também procurar uma unidade de saúde para se vacinar”, explicou Douglas que seguiu orientando a população que pretende viajar para fora do Estado. “Às pessoas que vão viajar para as regiões que já apresentaram surto,  a gente aconselha para que se vacine pelo menos 15 dias antes da viagem”.
O sarampo é uma doença transmitida pelas vias aéreas através da tosse, saliva e espirros da pessoa infectada. Se não tratado, pode levar a óbito.
 Entre os sintomas da doença estão; febre alta acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso e manchas vermelhas na pele.  A única forma de prevenção contra a doença é através da vacinação.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *