Polícia Federal faz mais uma operação em Canaã dos Carajás

A operação é a segunda fase do Águas Turvas
Reprodução/PF

A Polícia Federal cumpriu vários mandados de busca e apreensão em Canaã dos Carajás durante esta quarta-feira(7). A operação é uma continuação do que ocorreu em agosto e chama-se Águas Turvas 2.

Durante a operação, que contou com mais de 70 agentes da PF, IBAMA, ICMBio e Força Nacional, foram destruídas três máquinas, apreendidos R$ 5 mil e três veículos.

Segundo a PF, o trabalho de garimparem polui rios de abastecimento da cidade de Parauapebas/PA e ameaça o Parque Nacional Campos ferruginosos, na região próximo à Vila nova Jerusalém e Vila Planalto.

Foi constatada previamente a existência de retroescavadeiras, caminhões e outras máquinas; vários pontos de extração ilegal de minérios; e modificação severa da cor dos rios – indicativo de atividade intensa de garimpagem. Tudo isso foi confirmado durante a operação desta quarta-feira.

Durante meses, existiu extração de ouro e cobre na região. Nos garimpos de cobre há túneis cavados para a extração e nos de ouro diversas escavações – ambos causando gravíssimo dano ambiental, responsáveis pela contaminação do solo e afluentes de rios.

Se confirmado os crimes, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União, associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

One thought on “Polícia Federal faz mais uma operação em Canaã dos Carajás

Deixe uma resposta