Se no último dia de setembro a população canaense corria para os postos de combustíveis querendo aproveitar o preço baixo e abastecer o tanque, o primeiro dia de outubro foi de recuo e espanto diante das bombas. Com o novo reajuste da Petrobras segundo do ano, o preço da gasolina em alguns municípios paraenses já está acima do valor do dólar – que fechou ontem em R$ 3,95.
Em um giro pelo município de Canaã dos Carajás, a equipe do Portal Canaã constatou que o litro do combustível já está acima do valor do dólar. Em alguns pontos da cidade, o consumidor chegou a pagar R$ 4, 19 em um litro.
Descontentes com a situação, a população canaense já estuda alternativas para ajustar o dinheiro gasto na gasolina, com a renda mensal. “É melhor deixar o carro na garagem e ir resolver algumas situações de bicicleta. E isso já é algo que estou fazendo”, afirmou a pedagoga Josélia Lopes.
Entretanto, muitos ainda são dependentes do carro. Seja sob a justificativa da falta de transporte público de qualidade, ou pela falta de ciclofaixas no município de Canaã dos Carajás.