Cooperativa se posiciona após operação da PF em Canaã dos Carajás

A Cooperativa dos Mineradores do Estado do Pará – Coomep, que atua em Canaã dos Carajás, lançou uma nota de esclarecimento sobre a intensiva ação da Polícia Federal que agiu nesta quarta-feira(31) no município contra a garimpagem ilegal.

A cooperativa esclarece que não apoia “a destruição ambiental e nem a mineração realizada em áreas ilegais e/ou de forma ilegal

Na nota, a cooperativa  defenfendeu “a regularização da micro e pequena mineração em áreas possíveis de legalização, bem como que busca apoio nas esferas pública e privada para promover boas práticas“.

Confira na íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Cooperativa dos Mineradores do Estado do Pará – COOMEP, vem à público esclarecer que apoia a mineração artesanal exercida de forma legal, considerando que o trabalho dos pequenos mineradores, que é um dos mais antigos do mundo, beneficia direta e indiretamente dezenas de famílias e faz com que a renda circule na mesma região onde há a extração mineral.

 

Esclarece, também, que não apoia a destruição ambiental e nem a mineração realizada em áreas ilegais e/ou de forma ilegal, pois, acredita que é possível fazer uma mineração em pequena escala de forma sustentável, com aplicação de boas práticas de aproveitamento da área e de respeito à integridade do micro e pequeno minerador.

 

Apesar de ser uma das atividades mais antigas do mundo, a micro e pequena mineração não teve a atenção que merece, diferentemente de outras atividades como a pecuária, o comércio, etc., não tendo os garimpeiros recebido treinamento adequado quanto à preservação e restauração do meio ambiente natural, nem quanto às possibilidades conciliação das áreas garimpadas e o desenvolvimento do turismo e da agricultura familiar de forma a dar função social à áreas ociosas.

 

Por fim, esclarece que apoia a regularização da micro e pequena mineração em áreas possíveis de legalização, bem como que busca apoio nas esferas pública e privada para promover boas práticas de trabalho e desenvolvimento social e regional.

 

Atenciosamente,

 

Cooperativa dos Mineradores do Estado do Pará – COOMEP

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

2 thoughts on “Cooperativa se posiciona após operação da PF em Canaã dos Carajás

  1. Quero aqui deixar uma sugestão de reportagem, sobre incêndio área da vale antiga fazenda São Luiz, sendo o mesmo recorrente todos os anos, depois da aquisição da empresa na área, trazendo prejuízos incalculáveis para produtores rural da região…

  2. Muitos nao notaram mas na amazonia legal , nao pode haver uma poligonal superior a 10mil hectares de acordo com codigo Mineral na regiao amazonica a area da vale em questao de 96mil hectares de 1969 contraria o codigo e precisa ser desmembrada, e distribuida, mesmo com argumento juridico de direito adquirido nao pode ser perdido, isso nao vale quando o apelo social entra em questao. Vale nao eh uma empresa Brasileira, mas sim internacional desafio alguem me apontar um brasileiro ascionista da Vale

Deixe uma resposta