Em apenas um mês, o sistema de queimadas e incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), registrou 843 focos de queimadas no município de Canaã dos Carajás, ficando em 5º lugar entre os municípios. No mês anterior (junho) o município tinha registrado apenas 35 focos, ficando em 26º lugar, um aumento gigantesco para Julho.
As regiões sudeste e sudoeste do Pará são as que apresentam mais ocorrências, classificadas com risco de alto a crítico para incêndio florestal. Áreas isoladas das regiões do baixo amazonas e nordeste paraense apresentaram classificação de risco de fogo de baixo a crítico.
No período de 1 a 31 de julho, os municípios que obtiveram maiores registros de focos de queimadas foram: Altamira, com 3946 focos; Novo Progresso, com 1835 focos; Jacareacanga, com 1105 focos; e Itaituba.
Crime
Provocar queimadas em florestas é considerado um crime ambiental, de acordo com o artigo 50 do Decreto Federal 6.514/2008. É infração destruir ou danificar florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa ou de espécies plantadas sem autorização ou licença da autoridade ambiental competente, resultando em multas a partir de R$ 5.000,00 por hectare.
Redação do Portal Canaã