Canaã dos Carajás: Capacitação de trainees pelo projeto S11D vence Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos

O programa de capacitação de mão de obra ofertado pela Vale, por meio do Projeto S11D, em Canaã dos Carajás, foi vencedor do Prêmio Ser Humano realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O programa de formação profissional capacitou598 jovens no município. Do total, 78% foram efetivados pela empresa para trabalhar na unidade de mineração de ferro.

Entre os contratados está Maria Araujo do Nascimento, 26 anos. A canaense entrou como trainee em 2015 e hoje é técnica em Química no Complexo S11D. “Como sou daqui é ainda mais gratificante estar trabalhando no S11D,  projeto muito inovador na área de mineração e estar conseguindo uma vida melhor. Participei do trainee com muita convicção e dedicação, pois era meu objetivo trabalhar na área e hoje meu conhecimento tem crescido não apenas na mineração, mas em saúde, segurança, meio ambiente, segregação correta de resíduo. Estou feliz e ano que vem já quero fazer minha faculdade de engenharia, com o incentivo de reembolso da Vale”, conta Maria.

“O prêmio é um reconhecimento às organizações que tem buscado apostar nas pessoas como força motriz dos negócios e da economia do país. E o programa de formação profissional é a demonstração desse esforço de capacitação para que os jovens de Canaã pudessem assumir funções relacionadas a operação e manutenção e/ou terem maior capacidade de empregabilidade. Hoje é motivo de orgulho ter esse grupo trabalhando no maior projeto de mineração do mundo, destaca o gerente de Recursos Humanos da Vale, Saulo Prazeres. 

O projeto contou com R$ 3,5 milhões em investimentos na preparação de mão de obra local  para atividades na mina, usina e manutenção. A formação durou 1 ano e meio, dividida em fase teórica com a parceria do Senai, aprendizagem prática, trocas de experiência com visitas técnicas e acompanhamento da montagem e comissionamento dos equipamentos do S11D, capacitação com instrutores e treinamentos com fornecedores. Além de investimento em tecnologia e infraestrutura, como centro de treinamento próprio na Unidade, sala de realidade virtual 3D e utilização de simuladores.

Receba as notícias do Portal Canaã

Siga nosso perfil no Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *