Na noite desta segunda-feira(21) foi realizada o primeiro encontro virtual do pré-candidato a prefeitura de Canaã dos Carajás, Jean Carlos(podemos). A live, que teve o tema – Vamos conversar sobre a vida em Canaã dos Carajás – alcançou picos de mais de quinhentas pessoas simultânea e já teve 19 mil visualizações até o fechamento desta matéria.
Participaram da live, Jean Carlos e seu vice na chapa, Gesiel Ribeiro, que discutiram propostas e responderam internautas que enviaram dúvidas antecipadamente. Após se apresentarem, iniciaram a discutir temas estruturantes da cidade.
A vida em Canaã dos Carajás poderia ser bem melhor, com mais oportunidades e qualidade de vida, por que é um município com um potencial de receita fantástica e é necessário que tenha bom planejamento, controle de recursos públicos para poder fazer os investimentos de forma correta e venha gerar oportunidades e melhorar a qualidade de vida do caidão e cidadã canaense, enfatizou Jean.
Não vamos governar para nós, vamos governar para o povo esse é o entendimento que o político tem que ter que ele é escolhido pelo povo para dar resultados ao povo através das políticas públicas. Canaã e uma cidade bilionária e tem condições de melhorar a qualidade de vida de seu povo.
Sobre a importância de ouvir as pessoas de Canaã e como tem realizado esse trabalho, Jean diz que é importante conhecer as necessidades.
Como resolver os problemas da sociedade se a gente não conhece? Não é impor a gestão ao povo, primeiro temos que conhecer as necessidades e nós conhecemos. Tenho 25 anos que morro nessa cidade e Gesiel 39.
Jean compara a Prefeitura como um empresa pública, onde a sociedade os contrata para produzir resultados:
Esse ano é momento de escolha, e as pessoas estarão escolhendo seu gestores para confiar a sua empresa pública. A prefeitura é uma empresa pública que, o povo, contrata os seus gestores para poder trabalhar, produzir resultados para mudança e transformação de vida.
Sobre emprego e renda, Jean afirma que todas as classe estão ligadas para manter a ‘roda girando’.
Nós estamos discutindo políticas públicas com as mulheres, com os jovens, o comércio local… Com todas as classes sociais. Uma depende da outra. Se o comercio está aquecido gera emprego, se o trabalhador está trabalhando tem renda para ir no comércio e com isso a roda vai girando.
Ao se questionado sobre Empregos, por uma cidadão através de um vídeo, o pré-candidato responde:
Hoje um desafio grande de uma gestão é gerar renda, emprego para seu povo. Temos que usar esses recursos públicos que entram na prefeitura de Canaã, que são Bilhões, para poder gerar essas oportunidades, gerar sustentabilidade, aquecer o comércio local, que é um dos que mais empregam no município. Temos a Vale as Terceirizadas que geram muitos empregos, é necessário, Geisel, que viemos a dialogar com a vale e ajustar a responsabilidade social, por que existe um acordo que 70% da mão de obra seja de Canaã dos Carajás.
Do assunto empregabilidade, Jean acabou entrando para Agricultura Familiar:
Hoje a nossa agricultura, é uma agricultura abandonada. Hoje a agricultura familiar de Canaã não consegue fornecer praticamente nada para a merenda escolar. Você vai na feira, a maioria dos feirantes compram os produtos nos mercados para vender na feira.
Jean lembrou do Fundo de Desenvolvimento Econômico, que foi criando quando o mesmo ainda era vereador, onde foi liberado apenas esse ano com o surgimento da Pandemia.

Sobre a saúde, os pré-candidatos teceram críticas sobre a qualidade e atendimento do serviço no município, citando até mesmo a atual secretária e disse que um possível governo da chapa, seria auto avaliado.
Ainda a administração está satisfeita dizendo que essa é a melhor saúde do estado do Pará: se essa for a melhor, meu irmão, como é que vai ser então a ruim?
A secretária de Saúde do Município, ela trata as pessoas como se ela fosse da secretaria e não é. Na nossa gestão, nós queremos avaliara gestão, para que dê satisfação a população, criticou Jean.
Em sua fala, Gesiel Ribeiro, fala sobre a Habitação no município, afirmando ter moradias desumanas enquanto o orçamento para o ano passa de R$1 bilhão, confira:
Nós temos andado por esse município, conversado com pessoas, que moram de baixo de plásticos, cercada de maderite. É muito lamentável que um município, que só em 2020, têm um orçamento de R$1,59 bilhões e agente andando pelo município, vê pessoas morando de forma desumana.
Sobre a Juventude, e oportunidades, Jean ponderou:
Uma coisa que temos que se preocupar muito é de inserir os jovens no mercado de trabalho, as empresas só querem pegar pessoas com experiência, se nós não tivermos um diálogo com o mercado local, como vamos inserir os jovens em seu primeiro emprego? A juventude de Canaã está carente de tudo, de lazer, cultura, formação, educação e oportunidades. Temos que formar cidadãos do amanhã.
Abaixo, assista toda a transmissão.
66% dos eleitores de Canaã preferem ainda não opinar sobre Candidatos, diz pesquisa