Uepa recebe emendas parlamentares para construção de novo campus em Ananindeua

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
foto: Daniel Leite Jr/Uepa
foto: Daniel Leite Jr/Uepa

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, realizou nesta terça-feira, 17 de dezembro, uma reunião com o deputado Miro Sanova, no Gabinete da Reitoria. O parlamentar entregou para o professor a documentação das emendas parlamentares referentes ao Plano Plurianual do Governo do Estado do Pará, para construção do Campus da Uepa e do Ginásio Poliesportivo, no município de Ananindeua. Foram garantidos R$ 3,4 milhões, a partir de emendas parlamentares de autoria do deputado Miro Sanova, com autorização do governador Helder Barbalho.

“Ano após ano cresce o número de cidadãos de Ananindeua que se inscrevem no vestibular, alcançando, aproximadamente, entre 9mil e 10mil inscritos, o que significa dizer que essa população precisa ser atendida mais próximos dos ambientes da sua vida cotidiana, sem precisar se deslocar para o centro da cidade, portanto, essa convergência de interesses é algo que faz parte da missão da Uepa em busca de estar junto da população prestando seus serviços”, comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2017 havia, aproximadamente, 14,8% da população paraense no ensino superior. Esse dado coloca o Estado do Pará ainda fora da média nacional em comparação com o restante do Brasil. Pensando em possibilidades para aumentar essa participação dos jovens ao ensino superior, o deputado e a Uepa estão em processo de elaboração de estratégias para criação do campus no município de Ananindeua. Esse projeto, conjuntamente, com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem a intenção de criar um pólo universitário para atendimento da comunidade ananindeuense com relação ao acesso às Instituições de Ensino Superior (IES).

Veja também:   Santarém encerra 2019 com melhor resultado de Geração de empregos desde 2010

“Nós vemos com muitos bons olhos essa parceria com a Uepa que começou em 2009 com o tombamento do terreno para viabilização de um pólo universitário que se inicia pela construção do campus da Universidade em Ananindeua e esperamos começar a obra o quanto antes, pois a comunidade do município aguarda ansiosamente a presença das IES para aumentar a acessibilidade dos jovens ao ensino superior”, afirmou Sanova, sobre o projeto de incentivo a educação universitária do Estado do Pará.

Deixe uma resposta

+ Sobre