Ananindeua obteve um dos melhores resultados da educação básica no Pará, saindo do 11º para o 2º lugar

Foto: Divulgação

Ao combater a Evasão Escolar com planejamento, o uso de novas metodologias e tecnologias, somando ao esforço financeiro para oferecer auxílios financeiros durante a pandemia da COVID-19, a prefeitura de Ananindeua superou a prefeitura de Belém e garantiu a formação de professores e a educação básica dos estudantes do município. O resultado deste investimento de gestores, educadores, alunos e seus pais e responsáveis gerou um salto de qualidade: A educação básica de Ananindeua pulou da 11ª posição para a 2ª, no ranking das melhores avaliações feitas essa semana pelo IDEB. O resultado foi obtido após comparação entre os 144 municípios paraenses, inclusive entre os municípios da região metropolitana de Belém. Um feito inédito e que merece ser divulgado e servir de exemplo para outros gestores municipais.

O relatório “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação”, publicado pelo Unicef em abril de 2021, indicava que, em novembro de 2020, mais de 5 milhões de meninas e meninos de 6 a 17 anos não tiveram acesso à educação no País, ou seja, estavam fora dos bancos escolares, uma situação agravada pela pandemia, falta de estrutura e desemprego. Desses, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, faixa etária em que a educação estava praticamente universalizada antes da pandemia.

Na última sexta-feira (16), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021.

Esse é o primeiro Saeb após a pandemia, cujas avaliações foram aplicadas entre novembro e dezembro de 2021, momento em que muitas escolas públicas do país ainda ofertavam atividades a distância ou tinham acabado de voltar ao presencial.

ANANINDEUA SAI DO 11º PARA O 2º MELHOR RESULTADO NO IDEB

“Considerando os municípios da Região Metropolitana, a educação de Ananindeua alcançou médias 5,1 (9º ano) e 5,5 (5º ano) , fazendo com que o município chegasse ao 2º lugar nos anos finais e iniciais. Só para ter uma ideia, Ananindeua ficou somente atrás de Benevides, que não apresentou um salto de diferença nas médias do ideb atual com o anterior, pelo contrário, reduziu seu percentual em relação a 2019, mesmo conseguindo o primeiro lugar na méida do 9° ano letivo(6.1).

De um total de oitenta e oito (88) escolas espalhadas pelos quarenta (40) bairros do município, 33 foram totalmente revitalizadas e equipadas, mais 15 estão em fase conclusiva de reforma e uma nova escola já foi entregue no Conjunto Geraldo Palmeira. Os Centros Municipais de Educação Infantil foram também contempladas com os chamados Quintais Pedagógicos, espaços para aprender brincando. Salas de aula a céu aberto. Espaços para vivências e aulas de trânsito para que o aprendizado seja além da sala de aula.

O prefeito Daniel Santos garante que virão mais ações para gabaritar ainda mais a educação no município. “É uma excelente notícia que só nos incentiva muito mais a prosseguir nesse caminho vitorioso para melhorar a Educação no nosso município. E vamos investir mais para que as nossas crianças, nossos jovens, nossos professores e servidores possam estudar e trabalhar em escolas novas, adequadas e com ensino de altíssima qualidade”, arrematou o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos, informou matéria publicada no site da Prefeitura de Ananindeua.

Através de suas redes sociais, o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos comemorou os resultados favoráveis à sua gestão.

PLANEJAMENTO E MUITO ESFORÇO DE GESTORES, EDUCADORES, ALUNOS, PAIS E RESPONSÁVEIS

Para entendermos como esse processo de evolução se deu, entramos em contato com assessores da prefeitura de Ananindeua, em busca de informações que nos possibilitasse entender e difundir as metodologias aplicadas na obtenção destes resultados.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, em 2021, o município de Ananindeua passou por um momento de transição governamental, iniciado a partir do pleito eleitoral de 2020, que elegeu um novo governo. Assim, a nova gestão encontrou uma rede de ensino que estava funcionando com aulas remotas a cerca de 10 meses.

Para a superação das dificuldades impostas pela pandemia, foi criado um movimento compreendido como a soma dos esforços de toda uma rede municipal de ensino, visando minimizar as perdas comprovadamente existentes, com a ausência da mediação dos índices de avaliação presencial nas escolas.

Na perspectiva do Movimento Educa Ananindeua foi estabelecido um plano estratégico para minimizar essas perdas e preencher as lacunas de aprendizagem que foram sendo criadas. Esse plano estabeleceu quatro iniciativas consideradas essenciais para o enfrentamento aos desafios colocados naquele momento pandêmico.

A primeira delas criou, a partir de lei municipal, o auxílio conectividade para os professores, coordenadores pedagógicos e gestores. O objetivo era manter o vínculo com as famílias e alunos.

O auxílio conectividade possibilitou o acesso pelos educadores a uma conexão de alta velocidade facilitando as aulas online e ao diálogo. Um ambiente virtual de aprendizagem.

A segunda iniciativa estava voltada para elaboração de atividades estruturantes elaboradas pela equipe pedagógica da SEMED e também pelas escolas e envolveu o uso orientado dos livros didáticos (PNLD).

Mas havia ainda um desafio maior: muitos dos alunos não tinham internet e a equipe da prefeitura, ligada à Secretaria Municipal de Educação precisava chegar a todos os alunos e a todos os bairros.

Assim, a terceira iniciativa foi a implantação da PLATAFORMA EDUCA ANANINDEUA com o objetivo de estabelecer ações colaborativas entre professores, por meio de formação continuada e acompanhamento individual de alunos da rede municipal de ensino de Ananindeua, utilizando a tecnologia, incrementando a preparação de milhares de estudantes para as avaliações do SAEB, Prova Brasil, até a conclusão da educação básica.

O uso da plataforma tinha também por objetivo complementar a ação pedagógica das escolas em contraturno*, incentivar a leitura e interpretação de textos de diversos gêneros e refletir sobre suas temáticas, capacitar os estudantes para resolução de exercícios aproximados daqueles previstos no SAEB, Prova Brasil preenchendo as lacunas de aprendizagem no processo de conclusão da educação básica, promovendo o reforço escolar atuando no desenvolvimento de habilidades e objetos de conhecimentos das áreas de linguagens e matemática, que foram afetados no processo pandêmico, além de oportunizar o acesso de conteúdos curriculares considerados propedêuticos para a continuidade de estudos.

A quarta iniciativa foi levar o Movimento Educa Ananindeua para a TV – MEATV, com aulas transmitidas pela TV aberta, como forma de alcançar um maior número de alunos e, em especial, os que não tinham acesso à internet.

Num olhar sistêmico essas ações faziam uma tecedura, estando interrelacionadas. A terceira e a quarta ação por terem sido exitosas, tornaram-se permanentes. A seguir a representação das quatro ações.

Perguntamos aos técnicos da prefeitura de Ananindeua se as escolas municipais de Ananindeua praticaram, durante o período pandêmico em 2020 e 2021, a aprovação automática dos alunos, conforme recomendado pelo MEC, com a justificativa de não prejudicar os alunos nas dificuldades do ensino remoto.

A resposta foi que sim, não ocorreu reprovação.

“Na verdade, em raríssimos casos numa rede de ensino deve ocorrer retenção. Um sistema de ensino que atua com avaliação diagnóstica de forma periódica deve utilizá-la como evidência do que precisa ser corrigido no processo de construção do conhecimento e ao longo do período letivo ir fazendo as devidas intervenções didáticas para preenchimento das lacunas de aprendizagem. Assim, de forma natural, processual vai sendo combatido o insucesso escolar. Esta é a proposição primeira do Movimento Educa Ananindeua: garantir o direito ao acesso escolar e, na escola, garantir o direito de aprender de cada um e de todos.

Para que pudéssemos fazer uma recuperação de estudos e ainda favorecer o desenvolvimento foram estabelecidas diretrizes operacionais e pedagógicas que orientaram o reforço de aprendizagem com a oferta de TEMPO AMPLIADO por meio da consecução do PROJETO ESCOLA+, visando garantir a organização e sistematização da qualidade dos estudos ofertados aos alunos das terminalidades 2º, 5º e do 9º ano (no ciclo emergencial 2020/2021) e também as diretrizes operacionais para implementação de continuidade de consecução do Currículo Continuum 2020/2021/2022 e da apresentação do Calendário Escolar para o Ano Letivo de 2022, contendo diretrizes de implementação da organização administrativa e pedagógica das unidades de ensino da rede de municipal.

O que se deve avaliar de fato com o resultado atual do SAEB/2021 é como está a educação em cada município. Que as evidências colocadas sobre a aprendizagem dos alunos sirvam para aprimorar e ajustar as metodologias de ensino. Que ocorra o enfrentamento para que se possa garantir que os alunos sejam alfaletrados. Que a proficiência média evidenciada sirva não para estabelecer ranqueamento, mas sim para seguirmos em frente, replanejando o caminho a seguir.

Não foi o IDEB da pandemia, mas sim o IDEB para comemorar a capacidade da escola se reinventar.

Vimos professores criando alternativas para chegar até o seu aluno, lançando mão da tecnologia para esta aproximação; vimos professores pedalando em busca de seus alunos para fazer chegar até cada um deles uma atividade impressa.

Vimos alunos buscando um ponto que tivesse alcance ao sinal da internet.

Que pesem todas as dificuldades, esse foi o IDEB onde celebramos a ESCOLA VIVA, com os alunos de volta presencialmente.

Tudo é fruto da bravura das famílias e educadores, das redes de ensino que enfrentaram a diversidade. Assim, não podemos estabelecer comparabilidades com outros sistemas de ensino, mas devemos lembrar que o princípio da avaliação é hoje você estar melhor do que ontem, mas sempre levando em consideração o contexto”.

A COLHEITA DOS FRUTOS E O INCENTIVO PARA SEGUIR EM FRENTE

“Não dá para falar do SAEB / IDEB tomando apenas números absolutos. Há que se considerar contextos e entender que as evidências colocadas com a divulgação do resultado servem como subsídios para que estados e municípios possam avançar na melhoria da oferta da educação básica. É para sabermos os desafios que temos pela frente.

É nesse sentido que o município de Ananindeua segue em frente sem fazer leituras de comparativas com outros sistemas, mas olhando para o futuro e estabelecendo coletivamente metas claras quanto aos fazeres pedagógicos, quanto a necessidade imperativa de concluir a reforma de toda a sua rede de ensino(estamos já com 50% das unidades revitalizadas, equipadas e climatizadas), avançar com os processos de letramento, fazer uso contínuo de avaliação diagnóstica como instrumento de monitoramento da aprendizagem, entre outros”, concluiu a nota enviada pela Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, sobre alguns dados da participação do município no SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.

*Contraturno escolar refere-se ao período oposto ao das atividades regulares da escola. São cursos extracurriculares oferecidos pelas instituições de ensino com o propósito de complementar as práticas curriculares.

Fonte: diogenesbrandao.com

 

 

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