Helder Barbalho fecha com 15 partidos e lança Plano de Governo; Confira

O candidato tem a coligação "O PARÁ DAQUI PRA FRENTE".

HELDER ZAHLUTH BARBALHO nasceu em Belém do Pará, no dia 18 de maio de 1979, filho de Jader Fontenelle Barbalho e Elcione Zahluth Barbalho. Helder declarou ao  TSE um patrimônio de R$3.204.906,59.

Em 1997, com 18 anos, filiou-se ao PMDB Pará – como era chamado o atual MDB, e iniciou sua trajetória política na militância do movimento estudantil. Presidiu a juventude do partido no Estado e foi secretário-geral da juventude Nacional do PMDB. Como atividade parlamentar, no ano de 2000, foi o vereador mais votado de Ananindeua. Dois anos depois, se elegeu deputado estadual, também o mais votado.

Em 2015, iniciou sua atividade executiva federal à frente do Ministério da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Posteriormente, assumiu o Ministério dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016.

De maio de 2016 até abril de 2018, esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, uma das principais pastas do Governo Federal, com destaque em projetos nacionais como a transposição do rio São Francisco, além de atuação na área de Defesa Civil e desenvolvimento regional, garantindo investimentos para os municípios do Pará e
do Brasil.

O Portal Canaã está analisando o perfil de propostas dos cinco candidatos para o eleitores paraense ficarem de olho nos planos de governo e avaliarem com mais precisão.

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Propostas Estruturantes:

● REFORMAR, CONCLUIR E CONSTRUIR ESCOLAS – A partir de uma análise criteriosa a respeito do déficit de vagas na rede escolar, serão construídas novas unidades onde houver real necessidade de ampliação da rede.

● ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE E INCLUSIVO – Adequar a estrutura e infraestrutura da rede escolar, bem como dos equipamentos didáticos e paradidáticos, oportunizando também aos profissionais da educação, que se capacitem a atender pessoas com deficiências, de forma a possibilitar o acesso irrestrito a todas as pessoas que procurem a escola, sejam usuários ou não do sistema.

● ENSINO TÉCNICO – Implantar, ampliar e concluir escolas, priorizando a criação de cursos técnicos que atendam a demanda das atividades econômicas, a partir do diagnóstico vocacional dos municípios.

● DESEMPENHO – Implantar sistema de avaliação contínuo de desempenho, que possibilite premiar alunos, professores e escolas que apresentem os melhores resultados.

● AUMENTAR E NIVELAR A QUALIDADE DE ENSINO DA REDE – Avaliar constantemente os resultados apresentados em toda a rede estadual, identificando os pontos críticos, utilizando as diversas fontes de informações disponíveis, como forma de priorizar investimentos gerais e específicos, que possam tornar o mais uniforme possível a qualidade do ensino no Estado.

● ENSINO BÁSICO – Apoiar os municípios no ensino fundamental e aperfeiçoar e ampliar a oferta do ensino médio, combatendo principalmente o analfabetismo funcional.

● EDUCAÇÃO INFANTIL – Em conjunto com as prefeituras avançar no apoio a implantação de novas creches, tanto no campo, como na cidade, minimizando, para as novas gerações, as distorções de idade e série.

● ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO – Criar programa de apoio aos municípios para garantir que as crianças concluam os anos iniciais do ensino fundamental realmente alfabetizadas.

● EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL – Ampliação do número de escolas em tempo integral, visando a maior permanência do aluno na escola, que nesse caso também funcionaria como instrumento de proteção social, buscando, por meio da ampliação da base curricular, introduzir práticas de atividades esportivas, culturais, científicas e etc., objetivando sempre despertar no aluno o interesse pelo aprendizado.

● EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – Intensificar as ações na área de combate ao analfabetismo, fortalecendo os programas e projetos que visam reverter os altos índices verificados em nosso Estado, através da utilização dos
espaços ociosos na rede de ensino tanto estadual como municipal, oportunizando assim uma nova chance para quem não pôde, quando criança, avançar nos estudos.

● PRIMEIRO OFÍCIO – Criar programa que possibilite ao jovem paraense o aprendizado de uma profissão, objetivando com isso o ingresso do mesmo no mercado formal de trabalho ou abrir o seu próprio negócio.

● PROFISSIONAIS DO ENSINO – Adotar políticas de valorização do magistério e dos profissionais do ensino, bem como restabelecer o diálogo contínuo e institucional com os órgãos de representação dos profissionais da educação
estadual.

● ENSINO SUPERIOR – Promover, ampliar e interiorizar o ensino superior no Estado como forma de intensificar o desenvolvimento econômico, tecnológico, cultural e social, priorizando as necessidades específicas das diversas regiões, potencializando o ensino superior como forma de indução do desenvolvimento humano, através da expansão e ampliação da rede física da UEPA e da articulação com o Governo Federal para implantação de novos cursos em sintonia com as necessidades regionais.

● ENSINO SUPERIOR NO INTERIOR – Criar programa de ensino superior modular para localidades ainda não atendidas por universidades públicas, utilizando-se da estrutura das escolas públicas para esse fim.

Baixe Aqui o Plano Completo do Candidato

Redação/Portal Canaã

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